AMAZÔNIA
Um tesouro a explorar
A floresta vasta e impenetrável que cobre a maior parte da Amazônia tem um efeito quase hipnótico sobre quem a contempla. É praticamente impossível pensar noutra coisa que não a sua espantosa biodiversidade, e a presença humana que interage com ela. Mas a Amazônia não é só isso. Debaixo de sua superfície, esconde-se ainda uma riqueza mineral, talvez ainda mais intacta e inexplorada.
Chamada de geodiversidade pelos técnicos da área, ela é o equivalente subterrâneo da biodiversidade. Ouro, nióbio, bauxita, tório, cassiterita, ferro e gás natural fazem parte de uma lista de 23 minérios presentes em quantidades consideráveis no subsolo amazonense, de acordo com a Secretaria Executiva de Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas (Segrha).
Lourival Sant’Anna, jornalista
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…