ECONOMIA
Especialistas apontam risco da indexação
A volta gradual da inflação começa a fazer os brasileiros conviverem com um fenômeno que parecia ter ficado para a trás: a indexação. Mais de 40% da alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) vem de produtos ou serviços cujos valores têm sido corrigidos levando em conta a inflação acumulada. Por esse mecanismo, os valores de aluguéis, mensalidades escolares, consultas médicas e tarifas públicas são elevados para compensar a inflação – e, com isso, a realimentam.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…