Categorias: Notícias

LIBERDADE DE IMPRENSA

Juiz e promotor não leram a Constituição

O juiz eleitoral Francisco Carlos Shitate e o promotor Eduardo Rheingantz – ficou evidente – não leram a Constituição Federal, tampouco a lei Eleitoral. Se tivessem lido, o segundo não teria proposto ao primeiro aplicar multas à “Folha de S. Paulo” e à revista “Veja”, edição paulista, por terem publicado declarações da ministra Marta Suplicy a respeito de sua candidatura a prefeita da capital.

Qual o delito cometido pela “FSP” e pela “Veja”? Nenhum. Absolutamente nenhum, como sustentaram o jurista Saulo Ramos e o ministro aposentado do STF Carlos Veloso, este em entrevista ao “Estado de S. Paulo” de 19 de junho.

O item 9 do artigo 5º da Constituição afirmam expressamente que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Pedro do Coutto, jornalista

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03