O extraordinário saxofonista Victor Assis Brasil (1945-1981) constitui um caso único no jazz brasileiro. Nascido em 1945, começou a tocar profissionalmente em 1965 e estudou de 1969 a 1973 na Berklee School of Music, nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil e aqui permaneceu até que, em 1981, uma doença circulatória rara e grave o tirou prematuramente de nosso convívio. Tinha apenas 35 anos. Porém, sua obra gravada (sete discos lançados em vida), as centenas de composições inéditas que deixou e a lembrança de inúmeros e memoráveis concertos bastam para colocá-lo como o maior instrumentista brasileiro.
Maior instrumentista brasileiro? Pode-se ir além. Alguém que ouça as gravações de Victor poderia perfeitamente ser levado a fazer uma afirmativa ainda mais radical: trata-se de um músico do porte de Charlie Parker e John Coltrane — logo, um dos maiores jazzistas de todos os tempos.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Defendo que cada pessoa pode adotar a religião que quiser. Pode adorar o sol, reverenciar o…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Polícia Civil de Santa Catarina fazendo investigações e apreensões para reunir provas, identificou quatro adolescentes…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) O noticiário televisivo nos traz numerosos casos de envenenamento ocorridos em família, entre vizinhos e desafetos.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Meditando no Mosteiro de Santa Catilina de Siena (B.A.) considerei ficar e lutar pelo imperativo da…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…