Categorias: Artigo

VERDADE

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde” (Nietzsche)

A cada dia que se passa nos meus 89 anos de existência mais eu me convenço de que a Verdade não é um campo de treino para acrobatas, dançarinos, nem uma sala de estudos para romancistas e poetas. Fica melhor na estante dos filósofos….

A origem deste substantivo feminino é muito antiga; vem do grego (aletheia), do latim (veritāte) e do hebraico (emunah): “Aletheia se refere ao que as coisas são; veritas mostra os fatos como ocorreram; e, emunah sugere ações e coisas reais.

O significado de Verdade exprime a coisa certa, uma representação fiel; evidencia tudo o que é sincero, ausência de mentiras. Usa-se nas argumentações uma expressão que chamamos “meia verdade”, uma premissa que não é falsa, mas que oculta alguma informação. Há um ditado popular que reza “a mentira só dura enquanto a verdade não chega”.

Na crônica “Pílulas” o escritor ítalo-argentino, Pittigrilli, de quem fui leitor compulsivo, escreveu que La Rochefoucauld nas suas máximas fez malabarismos com seus conceitos, “afirmando verdades relativas”; e completa seu comentário dizendo que verdades relativas não passam de “meias-mentiras”….

Este estudo condensado sobre a Verdade nos lembra que nos dias atuais a sua presença está esvanecendo no mundo; e rareia cada vez mais na vida política. Principalmente no Brasil.

A História nos traz muitos exemplos do reconhecimento e premiação da Verdade; lembro uma passagem com o “déspota esclarecido”, amigo de Voltaire, Frederico – O Grande: “Assistia o rei da Prússia a ida de um condenado à morte ao patíbulo, e reconheceu-o como um dos seus antigos suboficiais. Mandou que o aproximassem e perguntou-lhe: – “O que fez você? ”. Gaguejante, o preso disse: – “Roubei uma galinha, Majestade”.

– “E por uma galinha de tão pouco valor, você arriscou a vida? ”. O antigo suboficial replicou timidamente: – “Por Vossa Majestade, arrisquei muitas vezes a vida por dez cêntimos ao dia….”

O grande Frederico não titubeou em perdoá-lo em nome da Verdade: – “Deixem-no em liberdade”, ordenou, e mandou ressarcir o dono da galinha com vultosa quantia.

Assim, a Verdade pesou na balança da Justiça, coisa que as firulas jurídicas entre nós pervertem; temos certos juízes anulam processos por uma vírgula a menos, e soltam os corruptos condenados.

Inoportuno e nocivo também no chamado “País do Futuro” é o triunfo das meias-mentiras que entram em decretos suspeitos pondo em sigilo de 100 anos ações dos amigos do governo federal e familiares do Presidente. É certo que não há verdades absolutas, não existe, porém, qualquer dificuldade em se revelar a falsidade.

A liberdade de Lula e os dribles escapatórios dos sigilos de Bolsonaro, postos em debate mostram no cenário eleitoral as acusações mútuas que ambos fizeram no debate da Band…. Os brasileiros que os assistiram ouvindo verdades um sobre o outro e vice-versa, certamente “a Verdade os libertará…. ”

Diante da situação que vivemos, cresce-me a dúvida sobre o que é mentira ou verdade. Assumo o centro político ficando entre Pôncio Pilatos e Nietzsche. O romano, julgando Jesus Cristo, indagou a si mesmo o que é a verdade, e o genial alemão perguntou de si para si o que é a mentira….

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00