Categorias: Notícias

Turíbio Santos toca Prelúdio no. 1 de Villa-Lobos

Um dos maiores nomes do violão erudito brasileiro, nasceu em São Luís (MA), filho de pai violonista, e aos 3 anos de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Aos 10 começou a estudar violão mais seriamente, tendo aulas com Oscar Caceres e Edino Krieger.

Realizou a primeira gravação dos “12 Estudos” de Villa-Lobos aos 19 anos. Nos anos 60 integrou, ao lado de Hermínio Bello de Carvalho, um movimento que buscava unir a música erudita à popular, por meio de uma série de concertos, shows e gravações.

Por essa época, apresentou-se ao lado de Jacob do Bandolim, Aracy de Almeida, Clementina de Jesus e Paulo Tapajós. Mesmo assim continuou investindo primordialmente em sua carreira de músico erudito. Estudou na França, na Inglaterra (com Julian Bream) e Espanha (com Segovia), morando por vários anos em Paris, onde foi professor do conservatório.

Desenvolveu uma carreira de sucesso tanto no universo erudito quanto no popular, tanto no Brasil quanto no exterior. Com mais de 40 discos gravados, fundou em 1983 a Orquestra Brasileira de Violões e é diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, desde 1985.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21