Categorias: Notas

Tom Jobim – Insensatez

Tom Jobim começou tocando violão. Aos 14 anos seu padrasto, Celso Frota Pessoa, levou-o a estudar piano com Hans Joachim Koellreutter. Estudou também flauta, harmonia,orquestração e composição, tendo como professores Lúcia Branco, Tomás Teran, Alceu Bochino, Paulo Silva, Chinkievski e Leo Peracchi. O adolescente começava a ser preparado para o longo e criativo caminho de compositor, arranjador, intérprete e produtor. Pretendia estudar arquitetura, mas sua vocação musical era maior e fez com que abandonasse essa carreira. Ao piano ou ao violão Tom bebeu, ao longo de toda a sua vida, na fonte da velha guarda da MPB, inspirando-se em Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazatreth, Sinhô, Ary Barroso, Pixinhinha e Dorival Caymmi.

No início da carreira trabalhou como pianista de bares e boates cariocas, indo depois para a gravadora Continental, onde transcrevia para a pauta as melodias de compositores que não conheciam música e fazia arranjos para as gravações. Em 1953, teve suas primeiras músicas gravadas pela Sinter:

Incerteza, cantada por Mauricy Moura, lançada em abril de 1953, Pensando em Você e Faz uma Semana, na voz de Ermani Filho, lançada em junho do mesmo ano.

Em 1954, obteve seu primeiro sucesso – Tereza da Praia, em parceria com Billy Blanco, interpretado por Dick Farney e Lúcio Alves. Nesse ano, também em parceria com Billy Blanco, compôs a Sinfonia do Rio dejaneiro. Nessa época teve como parceiros: Dolores Duran, Luis Bonfá, Marino Pinto e, mais constantemente, Newton Mendonça, com quem fez Foi a Noite, Meditação, Desafinado, Samba de uma Nota Só e outras.

A partir da gravação de Desafinado, por João Gilberto, em 1958, começou a definir-se o movimento Bossa Nova, que viria a se tornar internacionalmente conhecido. Tom Jobim foi o grande responsável em dar o alcançe internacional à música brasileira.

Em 1956, Tom conheceu Vinicius de Moraes, que o convidou para musicar a peça Orfeu da Conceição, quando então, escreveu para uma orquestra com mais de 80 instru mentos. A peça foi montada com cenários de Niemeyer, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e a gravação das músicas – entre elas Se todos fossem iguais a você – foi lançada em LP pela Odeon. Este foi o início de uma das mais fecundas parcerias da MPB. A dupla Tom/Vinícius passou a ser conhecida em todo o mundo em virtude do sucesso do filme Orfeu Negro, dirigido pelo francês Marcel Camus e baseado na peça Orfeu da Conceição. O filme recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1959 e o Oscar de melhor filme estrangeiro em Hollywood, EUA.

De 1956 a 1958, ocupou o cargo de Diretor Artístico da Gravadora Odeon. Ainda em 1958, Elizete Cardoso, acompanhada por orquestra e o violão de João Gilberto, gravou o LP Canção do Amor Demais, com músicas suas e deVinícius, entre elas Chega de Saudade – Este LP lançado por João Gilberto, em 1959 – é considerado o ponto de partida de Movimento Bossa Nova.

Para ler mais sobre Tom Jobim, clique aqui.

Fonte: Viva Brasil.com.br
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Tom Jobim

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00