Categorias: Notícias

Tempos de pessimismo

A explicação para o sobe e desce das bolsas hoje

Quando o pessimismo se instala, os operadores ficam procurando motivos para serem infelizes. Hoje são os resultados da Apple e da Motorola que estão desanimando o mercado e mais a declaração de Trichet (leia abaixo), dizendo que está mais comprometido com o combate a inflação. Isso está derrubando o mercado americano, derrubou a Europa e derruba aqui também.

Nos Estados Unidos, é a sexta queda consecutiva da bolsa, o que não acontecia desde abril de 2002. Em épocas de pessimismo, os analistas e operadores só põem nos preços e nas decisões de compra e venda as más notícias. Quando a onda é de otimismo, ninguém vê risco. O medo agora é o mesmo da segunda-feira: dos efeitos na economia real da recessão na economia americana.

Mas tudo o que está acontecendo é nas bolsas, não tem sinal importante de contaminação no crescimento mundial. Pode vir com o tempo, mas tudo o que está no horizonte é uma desaceleração da Europa, talvez uma queda do crescimento chinês e um crescimento um pouco menor no Brasil.

Amanhã sairão os dados da economia chinesa e vão mostrar vigor. O problema lá é ainda a inflação. O que acontece hoje é o pessimismo se realimentando. Nada mais que isso. Como eu disse: o pânico passou com o forte movimento do Fed, mas a crise será longa. E não está toda contabilizada.

Fonte: Míriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03