A Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou, na tarde desta terça-feira (21), nota informando que o estado registrou mais cinco mortes pela nova gripe desde o dia 12 _quatro na capital e uma em Campinas. No total, o estado tem agora oito mortes de vítimas da nova gripe.
De acordo com a nota, as vítimas da cidade de São Paulo são uma mulher de 68 anos, uma gestante de 27 anos, um homem de 50 e outra mulher, com 44 anos. A paciente de Campinas é uma mulher, de 26 anos.
Uma das mortes na capital paulista já tinha sido confirmada nesta terça pelo secretário municipal de Saúde, Januário Montone. “Nós tivemos um óbito confirmado ontem [segunda] de uma senhora de 68 anos de idade que já tinha quadro grave de cardiopatia. Ele [exame] foi divulgado ontem à noite. O que está nos preocupando hoje é exatamente o nível de atendimento na nossa rede. Há um crescimento natural maior, mas nesse momento a rede está suportando”, disse Januário Montone. De acordo com a secretaria, a morte da paciente foi registrada em 12 de julho.
No caso da gestante, o óbito pela nova gripe foi confirmado no dia 14, cinco dias depois de ela ter sido internada. A mulher tinha febre, tosse e dor na região do tórax. Segundo a secretaria, ela chegou ao hospital em trabalho de parto e os médicos fizeram uma cesariana, conseguindo salvar o bebê, que passa bem.
Nesta segunda-feira (20) morreu um homem de 50 anos, que estava internado desde o dia 13. Na nota, a secretaria disse que a outra morte na capital ocorreu no dia 18. A paciente é uma mulher de 44 anos, que havia sido internada um dia antes com insuficiência respiratória. Ela apresentou os sintomas da gripe -como febre, tosse, dor de garganta, diarréia, dor muscular e falta de ar- no dia 11.
A mulher que morava em Campinas foi internada no dia 16 e morreu no dia seguinte. Os sintomas apareceram mais de uma semana antes. Ela teve febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. Quando foi internada, a moça tinha quadro de amidalite, bronquite e sinusite, evoluindo para pneumonia.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…