Sibá Machado viajou para o Acre no último fim de semana, mas em contato telefônico com os líderes dos principais partidos representados no Conselho de Ética, informou sua disposição de renunciar à presidência do órgão se não conseguir indicar o novo relator para o processo contra Renan Calheiros. O cargo está vago pelo afastamento de Epitácio Cafeteira, por doença, e Wellington Salgado, por fricote. Ambos abertamente defensores do Presidente do Senado.
Não voltando do seu Estado a tempo de participar da plenária de ontem, Sibá deu a si mesmo o prazo de cinco dias para preencher a relatoria, o que não está sendo fácil, pois todos os senadores convidados não aceitaram; na reunião ordinária de ontem, vários oradores apresentaram críticas pela paralisação dos trabalhos do Conselho. O líder dos democratas, José Agripino Maia, foi enfático ao pedir urgência para que o novo relator seja indicado.
Tudo isso esmorece diante dos comentários de bastidores referindo-se à renúncia de Sibá como medida de interesse de Renan Calheiros, que mobilizou os aliados para negar-se a participar da mesa do Conselho. A tática de Renan e seus parceiros é procrastinar a decisão dos conselheiros até o dia 18 de julho, quando tem início o recesso parlamentar. Para a tropa de choque do Presidente do Senado, as férias poderão “congelar” o processo.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…