VEJA
Chamada de capa: Vôo 3054
– Revelações das caixas-pretas. O comandante cometeu uma falha ao pousar. Não houve aquaplanagem. Por que o avião não parou a tempo. Mas se a pista de Congonhas fosse mais longa… A tragédia, segundo as caixas-pretas – Os investigadores já sabem que um erro cometido pelo comandante do Aírbus da TAM impediu o avião de desacelerar o suficiente ao pousar. Mas o comprimento da pista, curta demais, e a falta de uma área de escape foram decisivos para que o acidente produzisse tantas mortes.
ÉPOCA
Chamada de capa: Medo de voar
– Por que andar de avião no Brasil ficou mais inseguro. Como você pode lidar melhor com a angústia de subir num vôo Por que voar ficou mais perigoso – Despreparo, falta de investimento e explosão de demanda tornam a aviação brasileira a mais arriscada do planeta. Ele vai pôr ordem no caos aéreo? – Nelson Jobim, o novo ministro da Defesa, tem uma personalidade obsessiva capaz de se debruçar sobre qualquer tema – do jazz à lógica matemática. Sua nova obsessão: resolver a crise na aviação. Seu sonho: a Presidência do Brasil.
ISTOÉ
Chamada de capa: Um Brasil indignado
– Unidos em torno das famílias das vítimas do vôo 3054,os brasileiros protestam contra o caos aéreo, pilotos e empresas boicotam o Aeroporto de Congonhas e a OAB lidera campanha para parar o País por um minuto. Revelações da caixa-preta – Novas evidências reforçam a tese de que falha no equipamento do aírbus foi fundamental para que a tragédia ocorresse.
– Agora teremos comando? – Foi só depois que recebeu os avais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de São Paulo, José Serra, que Nelson Jobim aceitou o pepino de se tornar o sexto ministro da Defesa desde a criação da Pasta, e tomar para si a difícil tarefa de tentar domar o caos aéreo, que já se estende por dez meses e vitimou mais de 350 pessoas, nos dois maiores acidentes aeronáuticos da história do País. Pela alta cúpula do PMDB, partido ao qual é filiado, o nome de Jobim não passou. Esse contra-senso ajuda a explicar por que Nelson Jobim foi considerado o nome capaz de pôr fim no caos nos aeroportos. Jobim não é tucano. Sempre foi filiado ao PMDB, mas a sua independência com relação aos grupos que comandam o partido é tamanha que é inadequado tratá-lo também como peemedebista.
ISTOÉ DINHEIRO
Chamada de capa: Crise aérea. Como o caos está afetando a economia
– A conta que vem de Congonhas – Quanto o encolhimento do aeroporto paulistano vai custar às companhias aéreas. O novo gerente da crise – O Ministério da Defesa troca de comandante na primeira mudança na cúpula do setor aéreo. O próximo destino – Governo discute novo aeroporto e esquece da estrutura já existente.
CARTA CAPITAL
Chamada de capa: ACM foi para o céu
– Assim se escreve a história no Brasil. Um país que pretendeu ser liberal sem sê-lo e fez a democracia sem povo). A assunção de malvadeza – Obituário – Para a maioria da mídia, ACM foi, na pior das hipóteses, “controverso”.
EXAME
Chamada de capa: “Um país que não aprende”
– A tragédia com o Airbus da TAM é uma mostra do que o Brasil tem de pior – a incapacidade de extrair lições para evitar que os erros se repitam. Uma empresa que não aprendeu – Onze anos depois da queda do Fokker 100 que matou 99 pessoas e após obter os melhores resultados de sua história, a TAM derrapa ao reagir à nova tragédia de Congonhas. Não estamos prontos para crescer – O apagão generalizado na infra-estrutura, além de causar tragédias como a de Congonhas, solapa a competitividade das empresas e inviabiliza o crescimento do país.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…