Categorias: Notícias

Renangate se ramifica envolvendo outros senadores

O recém-eleito presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB), acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina em troca de emendas ao Orçamento, está sendo impelido a dar explicações aos seus pares até por membros da base de apoio ao PT-governo. Com isto e mais as declarações do ex-presidente do Conselho, Sibá Machado, de que há pressões externas sobre os conselheiros, a crise que atinge o Senado Federal recrudesce, exarcebando os ânimos da “banda ética” da Casa.

A partir do processo movido pelo PSOL contra Renan Calheiros, o Congresso Nacional atravessa uma turbulenta crise. Dois presidentes e três relatores já passaram pelo Conselho de Ética sob o cerco de uma tropa de choque que impôs inicialmente o arquivamento do processo e agora quer enviá-lo para o Supremo Tribunal Federal, com o objetivo livrar Renan das acusações que lhe pesam tanto nos considerandos iniciais, como nas posteriores suspeitas da Polícia Federal sobre a alegada comercialização de gado nas Alagoas.

Para macular ainda mais a Casa de Ruy Barbosa, surgiram casos infamantes, com acusações diretas a dois outros senadores, Joaquim Roriz e Leomar Quintanilha. Contra Roriz pesa uma gravação telefônica que induz participação em desvio de dinheiro do Banco de Brasília e as conseqüências escandalosas dessa transação; contra Leomar, forma-se um juízo baseado em evidências, que abrem novo flanco na batalha pela moralização do Parlamento. Joaquim Roriz para defender-se apelou para o testemunho de Deus e de Nossa Senhora; Leomar Quintanilha diz que não renuncia à presidência do Conselho, mas ainda não mostra disposição de rebater as denúncias contra si.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26

O ESPIRITUALISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Há quem insista em tagarelar nos nossos ouvidos conceitos sobre a vida e a morte; lembram-me…

2 de abril de 2024 19h06