O recém-eleito presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB), acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina em troca de emendas ao Orçamento, está sendo impelido a dar explicações aos seus pares até por membros da base de apoio ao PT-governo. Com isto e mais as declarações do ex-presidente do Conselho, Sibá Machado, de que há pressões externas sobre os conselheiros, a crise que atinge o Senado Federal recrudesce, exarcebando os ânimos da “banda ética” da Casa.
A partir do processo movido pelo PSOL contra Renan Calheiros, o Congresso Nacional atravessa uma turbulenta crise. Dois presidentes e três relatores já passaram pelo Conselho de Ética sob o cerco de uma tropa de choque que impôs inicialmente o arquivamento do processo e agora quer enviá-lo para o Supremo Tribunal Federal, com o objetivo livrar Renan das acusações que lhe pesam tanto nos considerandos iniciais, como nas posteriores suspeitas da Polícia Federal sobre a alegada comercialização de gado nas Alagoas.
Para macular ainda mais a Casa de Ruy Barbosa, surgiram casos infamantes, com acusações diretas a dois outros senadores, Joaquim Roriz e Leomar Quintanilha. Contra Roriz pesa uma gravação telefônica que induz participação em desvio de dinheiro do Banco de Brasília e as conseqüências escandalosas dessa transação; contra Leomar, forma-se um juízo baseado em evidências, que abrem novo flanco na batalha pela moralização do Parlamento. Joaquim Roriz para defender-se apelou para o testemunho de Deus e de Nossa Senhora; Leomar Quintanilha diz que não renuncia à presidência do Conselho, mas ainda não mostra disposição de rebater as denúncias contra si.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…