Segundo fontes parlamentares de Brasília, o presidente Renan Calheiros aproveitou o “recesso branco” das sextas-feiras no Senado, para dar um balanço dos erros cometidos no Conselho de Ética. O principal desvio da defesa do processo que responde foi dele próprio, ao fugir da acusação que seus pagamentos pessoais são feitos por uma empreiteira, para desvendar um relacionamento extraconjugal e a existência de uma filha fora do casamento.
Outra conclusão a que chegou Renan foi errar apresentando provas documentais do seu patrimônio e dos recursos obtidos na comercialização de gado nas Alagoas. Em vez disso, deveria ter pedido aos seus acusadores s apresentação de provas para substanciar o processo por quebra de decoro parlamentar. Uma coisa simples; apelar para o princípio jurídico de que o ônus da prova cabe ao acusador.
É indiscutível, pelo menos para quem tem acompanhado as reuniões, que a escolha dos senadores seus parceiros no Conselho de Ética, foi uma furada. A partir do advogado Ferrão, nunca se juntou tanta gente sem credibilidade. Uma coisa simples, um pedido ao autor do recurso, o PSOL, que apresentasse as provas, encerraria o problema, porque só a Construtora Mendes Júnior poderia reconhecer seu comprometimento com Renan. Quanto aos seus “dóceis parceiros” em vez de articulações preferiram agir como cães de caça – e a caça fugiu…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…