Categorias: Notícias

Renan dá balanço dos erros cometidos

Segundo fontes parlamentares de Brasília, o presidente Renan Calheiros aproveitou o “recesso branco” das sextas-feiras no Senado, para dar um balanço dos erros cometidos no Conselho de Ética. O principal desvio da defesa do processo que responde foi dele próprio, ao fugir da acusação que seus pagamentos pessoais são feitos por uma empreiteira, para desvendar um relacionamento extraconjugal e a existência de uma filha fora do casamento.

Outra conclusão a que chegou Renan foi errar apresentando provas documentais do seu patrimônio e dos recursos obtidos na comercialização de gado nas Alagoas. Em vez disso, deveria ter pedido aos seus acusadores s apresentação de provas para substanciar o processo por quebra de decoro parlamentar. Uma coisa simples; apelar para o princípio jurídico de que o ônus da prova cabe ao acusador.

É indiscutível, pelo menos para quem tem acompanhado as reuniões, que a escolha dos senadores seus parceiros no Conselho de Ética, foi uma furada. A partir do advogado Ferrão, nunca se juntou tanta gente sem credibilidade. Uma coisa simples, um pedido ao autor do recurso, o PSOL, que apresentasse as provas, encerraria o problema, porque só a Construtora Mendes Júnior poderia reconhecer seu comprometimento com Renan. Quanto aos seus “dóceis parceiros” em vez de articulações preferiram agir como cães de caça – e a caça fugiu…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03