Categorias: Notas

Rapidinhas

Agora ele é réu – Protógenes Queiroz, o delegado da Satiagraha, começa a ser processado pelas ilegalidades que cometeu.

Revelações de um corretor – Em regime de delação premiada, o homem que ajudou a desvendar o escândalo do mensalão revela a existência de uma conta secreta do deputado Valdemar Costa Neto.

O golpe dentro do golpe – Tese do terceiro mandato fracassa e seus trambiques devem varrê-la para o lixo da história.

Pode virar uma farra – As brechas deixadas pela Câmara no programa de habitação do governo podem estimular os loteamentos clandestinos.

40% do Pantanal já foi embora – Um estudo inédito mostra como a cana, o gado e a mineração estão acabando com o frágil equilíbrio que sustenta a região. Dá para salvar este paraíso? (págs. 69 a 71)

O momento de decisão para Palocci – Com o prestígio em alta, o ex-ministro aguarda manifestação do Supremo e pode embaralhar o quadro eleitoral.

Professor: profissão de risco – Pesquisas revelam que professores sentem sua autoridade diminuir e um em cada quatro diz ter sofrido ameaça de agressão.

Chávez merece o nosso crédito? – Até ontem, o venezuelano Hugo Chávez prometia construir grandes obras no Brasil com seus petrodólares. Agora, ele pede ajuda, mas não é tão confiável.

Governo S/A – O governo quer remunerar parte dos servidores com base nos resultados, o que pode até ser uma boa ideia. Mas, às vésperas de uma eleição, desperta desconfiança.

Um pré-sal político – Concebida pelo PSDB, que sonhava montar um palanque eleitoral no Parlamento, a CPI da Petrobras virou nova oportunidade de barganha para o PMDB.

Juntas. E agora? – Unidas por conveniência e necessidade, Perdigão e Sadia partem para uma das mais complexas fusões já feitas no Brasil. Os desafios à frente da Brasil Foods

O real entrou para a elite – Isso é bom? Sim. A força da moeda reflete o novo peso do país no cenário global. O problema é que ficam mais expostas antigas ineficiências da economia brasileira.

O primeiro grande teste – Nos últimos anos, o discurso da sustentabilidade foi repetido por milhares de empresas no mundo. A crise está colocando a “onda verde” à prova – e só as iniciativas mais consistentes devem sobreviver.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00