Sympathia – é o sentimento
Que nasce n’um só momento,
Sincero, no coração;
São dous olhares accesos
Bem juntos, unidos, presos
N’uma magica attracção.
. . . . . . . . . . . . .
Sympathia – meu anjinho,
E’ o canto do passarinho,
E’ o doce aroma da flôr;
São nuvens d’um céo d’agosto
E’ o que m’inspira teu rosto…
– Sympathia – é – quasi amor!
CASIMIRO DE ABREU
O Poeta
Nasceu no município de Capivari, na Fazenda da Prata (RJ). Passou sua infância em Nova Friburgo.
Boêmio, seu pai que não aprovava suas atividades literárias, obrigou-o a trabalhar no comércio. Aos 17 anos publicou um prosa um drama: Camões e O Jaú. Com 20 anos seu livro “As Primaveras”foi realmente importante para nossa literatura. Neste livro em um dos poemas “Meus oito anos” conta com meiguice e leveza a história de sua infância.
Tuberculoso, volta para Nova Friburgo nde, precocemente aos 22 anos, faleceu.
É um dos patronos da Academia Brasileira de Letras. (brasilcult)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…