Categorias: Notícias

Parlamentares chantageiam governo e oposição

Foi vergonhoso o Brasil assistir a retirada de quatro assinaturas do requerimento para instalação da CPI da Navalha. Três dos parlamentares, autores dessa ignomínia, pertencem aos partidos da base do PT-governo e um é governista enrustido. Corre à boca pequena nos corredores do Congresso que a retirada das assinaturas teve seu preço: primeiro, marcar presença para que o ministro Mares Guia se lembre deles para pagar compromissos de nomeação de parentes e correligionários nos escalões inferiores da administração pública.

Como é uma tarefa das lideranças petistas-lulistas abafar a CPI da Navalha, por instruções diretas de Lula da Silva, atuaram para impedir sua formação através do recuo dos aderentes, principalmente membros de partidos aliados. Somente a saída do projeto mereceu o pagamento pela moeda corrente entre os 300 picaretas do Congresso Nacional: liberação de verbas para emendas individuais ao Orçamento e cargos no governo.

Algum repórter curioso poderia perguntar a esses chantagistas da oposição e do governo porque assinaram o requerimento e desistiram depois. Tomaríamos conhecimento de argumentos inteligentíssimos, porque nenhum deles confessaria que foi para serem lembrados e receber benesses, porque é desse jeito que funciona o relacionamento do PT-governo com os aliados.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03