“Em seu primeiro dia no exercício do cargo, o novo ministro da Defesa motivou uma situação embaraçosa para o governo e mais complicadora do problema aéreo, com o acréscimo de um ingrediente também político. Ao visitar para consulta o seu compadre José Serra, Nelson Jobim deu ocasião a um petardo do governador paulista contra a construção de novo aeroporto em São Paulo (“um escapismo e uma panacéia”), apresentada pela Presidência da República como o seu grande achado para solucionar a desordem no transporte aéreo.
A agressividade desmoralizadora, na forma como foi repelida a solução da Presidência, inutiliza os esforços concessivos de Lula para deter o oposicionismo natural e agudo de Serra. Como agravante, a contraproposta de Serra faz, em princípio, mais sentido do que a adotada às pressas no Planalto. A menos, claro, que o governo haja descoberto uma localização bem mais próxima da cidade do que os aeroportos de Cumbica e Viracopos. Mas, com sua solução, o governo comunicou também que nada será dito sobre local: “Não somos promotores de especulação imobiliária”, lembrou a boa meia-verdade de Dilma Rousseff”.
Jânio de Freitas, jornalista
OPINIÃO: Sem procuração para defendê-lo, acho que o ministro Jobim faz muito bem em procurar o governador Zé Serra e o prefeito Kassab. O problema da crise aérea é nacional e suprapartidário, e a localização de um novo aeroporto deve ser compartilhada com as autoridades estaduais e municipais. Não sei se por sagacidade ou sensatez, Jânio de Freitas, fala das decisões açodadas e imediatistas que se tornaram rotina no PT-governo. Miranda Sá
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…