Categorias: Comentário

OPINIÃO

Paralelismo Extremista

Relembrando o último comentário sobre os extremismos que polarizam no Brasil, e dos aperreios juvenis com o estudo da Matemática, volto a trazer as duas coisas analisando o paralelismo existente entre o bolsonarismo e o lulismo.

Vale para o que aprendi no colégio ouvido de um professor de História sobre a antiga Grécia; ele nos contou que no tempo de Euclides havia uma escola filosófica que expôs no seu frontispício a frase: “Quem não souber Geometria não entre por esta porta”.

Talvez seja em função do conhecimento geométrico que os gregos ouviram Eratóstenes ensinar que a Terra é redonda e que a sua circunferência media 40.000 km; coisa que desconhecida mais de um milênio e meio depois pelos “doutores da Igreja” na Idade Média.

É indigesto que ainda hoje se ouça quem diga que a Terra é plana, engrossando a estupidez da auto assumida “Direita”; e que os pelegos que se dizem esquerdistas digam que é redonda de olho nas moedas pelas quais têm desmesurado amor…

Estas expressões são reconhecidas amplamente, levando-nos a crer que mais cedo ou mais tarde o povo brasileiro despertará deste pesadelo que se nos coloca frente à opção de escolher entre Bolsonaro e Lula, cuja vocação antidemocrática deveria por si só os banir da vida pública.

Está nos cadernos de Matemática…. E em suas páginas recordamos que o grande Pitágoras (cujo teorema ainda sei de cor) foi ao Egito estudar com os sacerdotes de Mênfis, admirando-se pela gigantesca construção de enormes e pesados blocos de granito.

– “Como puderam levantar esta massa de pedra”, perguntou. E teve como resposta dos adoradores de Amon que – “A força coesa tudo pode, se o espírito a dirige”.

É por uma força coesa, amparada pelo espírito patriótico e democrático dos brasileiros que pode derrotar a macabra alternativa de manter o poder entre os extremistas que se aproveitam do fanatismo e da ignorância para conquistarem o poder digladiando-se.

Sabemos que a adesão à uma terceira posição é de difícil escolha entre o lixo e os sargaços do mar de fraudes e demagogia, enfrentando as ondas de golpismo e corrupção; mas não é impossível.

Com a coesão e o espírito patriótico poderemos salvar o Brasil, levando-o ao patamar de desenvolvimento econômico, liberdade e justiça social.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DO ISOLACIONISMO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para se ter uma ideia de sociedade e, consequentemente, da cidadania, temos em mão a interessante…

18 de maio de 2024 10h51

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para falar de venenos dou uma volta ao passado, ir a Natal, Rio Grande do Norte,…

13 de maio de 2024 11h39

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21