Categorias: Notícias

O Estadão analisa o filósofo Mangabeira Unger

Vamos comentar o editorial do Estadão de hoje (dia 23) analisando o estapafúrdio discurso de posse do 41° ministro de Lula da Silva, o filósofo Roberto Mangabeira Unger – aquele que considerava o PT- governo “o mais corrupto da História” – e subiu na canoa que dizia furada… Aspas para um trecho da opinião do vetusto órgão da imprensa paulistana:

“Nas democracias, a profecia fala mais alto do que a memória.” Com esta frase, pronunciada em seu discurso de posse na Seplanejalopra (Secretaria de Planejamento de Longo Prazo), ex-Sealopra, de que democracia o filósofo Mangabeira estaria falando? Nas verdadeiras democracias não será a memória dos povos, com todos os seus valores – éticos, históricos, culturais – que deve falar mais alto? Ou as nações devem fazer uma tabula rasa axiológica, eliminando todos os princípios que cultivaram e acumularam durante sua existência, para “inventar” do nada (ex-nihilo) um futuro inteiramente imprevisível? Será que deveria ser expurgado da memória das sociedades – em favor das profecias futuristas – aquilo que as motivou a criar instituições, estabelecer regras de convívio, normas de comportamento e tudo o mais que se sedimentou, ao longo dos tempos, como base de construção de uma harmonia coletiva, pela via da democrática administração de conflitos?

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03