Categorias: Artigo

O DIABO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

     “O Diabo se empenha em nos dominar nas pequenas coisas para nos enfraquecer” (São Vitor)

O nosso epigrafado, Vitor, santo católico nascido na Sicília viveu à época dos imperadores romanos Diocleciano e Maximiano e das perseguições aos   cristãos. Morreu como mártir da Igreja, e, se não me engano, é padroeiro da cidade de Praga.

Em vida, São Vitor pregava a palavra e os milagres de Jesus Cristo, e principalmente o enfrentamento d’Ele com o Diabo, expulsando a Legião de demônios que dominavam um pobre homem.

Foi talvez o primeiro pregador evangélico a ilustrar o episódio do Cristo de não se deixar seduzir pelo Diabo, conforme Lucas expôs: – “… E o Diabo mostrou-Lhe num instante do tempo todos os reinos do mundo e disse-Lhe:  ‘Tudo será teu se me adorares’; e Jesus respondeu irado: – ‘Vai-te, Satanás; porque está escrito: – ‘Adorarás o Senhor Deus e só a ele seguirás’.

Reconhecendo a existência do Diabo, a Bíblia diz: – “… E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. (2 Coríntios 11:14-15).

Isto suscita uma pergunta importante:  Por que Deus criaria Satanás, um diabo ‘ruim’ (o nome significa ‘sedutor’) para corromper a humanidade? Deus prometeu a redenção no início dos tempos segundo Abraão e através de Moisés; e realizou com a ressurreição de Jesus.

E o que encontramos nos textos bíblicos é que o Diabo, ao contrário, faz tudo para enganar as pessoas negando as promessas divinas e as impedir de entrar no reino dos céus para se apossar das suas almas.

Pouco informado, não sei como os atuais teólogos católicos, cismáticos e evangélicos têm abordado a existência do Diabo, embora constate que esta figura sinistra se faz presente no imaginário dos sectários cristãos de todas igrejas.

O povo em geral vê o Diabo como um ente do mal. Sua referência aparece em não-sei-quantos sinônimos; dicionários de gíria e termos populares registram anjo mau, ardiloso, belzebu, canhoto, capiroto, cão, chifrudo, cornudo, demônio, lúcifer, maldito, maligno, malvado, satanás, tinhoso…

É corrente também o crédito nas possessões. De vez em quando aparece alguém com o diabo no corpo, situação reconhecida por todas as denominações cristãs ao manter padres e pastores exorcistas e que é explorada cinematograficamente…

Conforme é fácil ver-se, há muitos endemoniados entre os políticos brasileiros, que reconhecemos pela atuação eleitoralista junto às igrejas e na proliferação de sacerdotes políticos atuantes nos poderes republicanos.

Numa viagem do ministro-pastor Milton Ribeiro revelou-se um diabólico esquema de corrupção através do também pastor Gilmar dos Santos, que assegurou ao Prefeito do Município ser o responsável por garantir verbas para prefeituras. Também não se sabe se é Deus ou o Diabo em nome do qual foi criado um “gabinete paralelo” no Ministério da Educação.

Sabíamos e acompanhamos os desmandos ideológicos da ala direitista mais radical no Ministério do Governo Bolsonaro, mas ignorávamos que esta Pasta sofrera a ocupação de um grupo capitaneado pelos pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura. E que com isto se explica que a agenda do Ministro-Pastor seja feita pelos colegas sem vínculo formal com o órgão.

Como sou cismado, me pergunto se esta situação acolhe “mercadores” como aqueles que Jesus expulsou do Templo chicoteando-os. Sei que muitos sacerdotes das mais diversas religiões e seitas “cobram” uma falsa intermediação com Deus; mas é a primeira vez que vejo atuarem com lobistas repassando verbas públicas. Esta revelação que vem de uma reportagem do Estadão, é revoltante.

Veio, porém, em boa hora. Mostra que as transações feitas pelos lulopetistas nos governos de Lula e Dilma sobrevivem no Governo Bolsonaro comprovando a existência do “bolsopetismo”, que iguala os populistas de esquerda e de direita nas trilhas obscuras da corrupção.

Tenho certeza que esta gente sabe de cor passagens dos livros do Pentateuco, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, mas não conhecem Shakespeare: – “O diabo pode até citar as Escrituras quando isso lhe convém…”.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00