Música composta em 1957 por Adelino Moreira, foi o maior sucesso da carreira do cantor Nelson Gonçalves.
O gênero samba-canção em moda nos anos 50 e 60 teve em Adelino Moreira de Castro um de seus mais fieis representantes. Adelino, nascido em 28/3/1918 no Porto, Portugal, veio para o Brasil ainda menino. Iniciou sua carreira profissional pelas mãos de Braguinha então diretor artístico da Continental Discos, onde gravou em 1944 os fados “Saudades” e “Olhos d’Alma” de Campos e Morais.
Seguiu sua carreira como cantor e violonista mas sem muito sucesso. Em 1948 voltou a Portugal, gravando canções brasileiras. Retornando ao Brasil em 1950 iniciou sua carreira de compositor sendo a primeira a marcha “Parafuso” em parceria com a dupla Zé da Zilda e Zilda do Zé. No mesmo ano conheceu Nelson Gonçalves que viria a ser seu parceiro musical e empresarial.
Normalmente Adelino compunha e Nelson gravava, mas em algumas composições como o bolero “Fica comigo esta noite”, os dois assinaram a composição. Em 1957 a composição “A volta do boêmio” de Adelino e gravação de Nelson Gonçalves vendeu a enorme cifra de um milhão de cópias, fato auspicioso para as condições do mercado brasileiro na época.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…