A delegação brasileira repetiu no Rio as mesmas 40 medalhas de prata conquistas em Santo Domingo, na República Dominicana, há quatro anos. A diferença para o País ficar em terceiro lugar na classificação geral dessa vez, superando o Canadá, foi o expressivo número de medalhas de ouro: 54 contra 29 da última edição, quando empatou a quantidade com os canadenses.
Os atletas brasileiros também se colocaram mais vezes no terceiro lugar do pódio. Foram 67 vezes, contra 54 na República Dominicana. Quem decepcionou foram os argentinos. Diminuíram em cinco o número de medalhas de ouro – caíram de 16 para 11 – e somaram quatro medalhas a menos: 59 contra 63 em Santo Domingo.
Se os Jogos do Rio podem sofrer algumas críticas de organização, o mesmo não se pode dizer quanto à participação brasileira em comparação às últimas edições. Em Winnipeg, Canadá, em 1999, foram 101 medalhas, com apenas 25 de ouro.
Fonte: Tribuna da Imprensa
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…