O presidente de honra do PSB e ex-ministro da Saúde, Jamil Haddad, morreu na madrugada desta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. Aos 83 anos, Haddad foi vítima de um enfarte.
Jamil Haddad
O velório será realizado na capela 2 do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, a partir das 12h. O sepultamento está previsto para às 17h.
Nascido em 1926 no Rio, o primeiro cargo de Haddad na política foi o de deputado estadual. Com a reorganização partidária de 1979, participou da fundação do PDT. Em 1983 foi escolhido, pelo governador Leonel Brizola, para assumir a Prefeitura do Rio de Janeiro. Dois anos depois, participou da reorganização do PSB, tendo sido eleito presidente, no primeiro encontro nacional da agremiação.
Em 1986, Jamil Haddad assumiu a vaga deixada por Saturnino Braga no Senado. Quatro anos depois foi eleito deputado federal.
No governo de Itamar Franco, Jamil Haddad foi nomeado para o Ministério da Saúde, onde ficou até 1993. Durante a gestão lutou pela implantação do SUS (Serviço Único de Saúde) e foi o autor do decreto dos medicamentos genéricos. Já durante o governo Lula, Haddad foi convidado a assumir a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…