O que fará o Copom na semana que vem?
A discussão sobre juros está novamente em pauta dentro do governo. De um lado, está o ministério da Fazenda, que teme que o aumento de juros prejudique o crescimento da economia. Do outro, o Banco Central, que tem por obrigação conter o aumento dos preços, mesmo que isso sacrifique o PIB.
O Banco Central se reúne na semana que vem e tudo indica que vai mesmo subir a taxa. Isso, levando-se em conta a última ata e as projeções dos economistas.
Mas, desde a última reunião, os índices de inflação estão todos em queda, inclusive as previsões, como mostrou novamente o Focus hoje.
A Fazenda argumenta que o aumento de juros que já aconteceu é suficiente para segurar os preços. Isso, levando-se em conta que as commoditites caíram fortemente no mercado internacional nos últimos dois meses. Os preços dos alimentos caíram, e eles foram o grande vilão de nossa inflação.
Acontece que o BC tem por convicção que é preciso completar o ciclo de aumento de juros. Que é perigoso desistir num primeiro sinal de melhora dos preços. Essa reunião do Copom será tensa e as discussões dentro e fora do governo devem continuar nos próximos dias.
Ouçam aqui o áudio da CBN.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…