Categorias: Notícias

Mandatários de agências reguladoras defendem estabilidade

“Os diretores de agências reguladoras defendem que a estabilidade no cargo, sob ataque por causa da atuação da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, no apagão aéreo, seja mantida para garantir o fluxo de investimentos privados para o setor de infra-estrutura. Na visão dos dirigentes, não se trata de um privilégio pessoal, mas de uma garantia institucional. “As agências não são um fim em si mesmo. Existem para criar um ambiente propício para o investimento privado”, afirmou Jerson Kelman, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

“A estabilidade do mandato não é um direito individual, não é uma conquista pessoal. É uma necessidade para a independência decisória”, acrescentou Jerson Kelman.De acordo com o diretor-geral da Aneel, as agências precisam ter independência em relação ao governo, em relação aos investidores e em relação à sociedade.

Humberto Medina, jornalista (de Brasília)

OPINIÃO: O senhor Jerson Kelman se esqueceu – não sei se propositalmente, de dizer que o mandatário deve ser competente, honesto e independente das injunções partidárias e grupoistas, como é o vergonhoso caso da Anac; das outras, não sei, mas está aí a sugestão para que o jornalismo investigativo se volte para elas também, para saber a quantas andam… MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03