Categorias: Artigo

JABUTICABA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa ”  (Jô Soares)

Pode ser Jaboticaba ou Jabuticaba; as duas formas estão corretas: jabuticaba, com “u” ou jaboticaba, com “o”. É o fruto de uma árvore da família das mirtáceas que se alastrava na Mata Atlântica e ainda hoje aparece com frequência nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Alguém inventou que o fruto da jabuticabeira era de exclusividade brasileira, e mesmo usando a expressão por ignorância, ela se espalhou tornando-se popular nos comentários políticos e até em salas de aula. Na verdade, somente uma das espécies, a “Myrciaria jaboticaba” chamada de jabuticaba-sabará, é brasileira.

As demais são encontradas no Uruguai, Paraguai, Argentina, fraldas dos Andes, Guianas e América Central, anulando a expressão xenófoba…. É somente nosso, sem dúvida, o pau-brasil (Paubrasilia echinata).

O Pau-brasil, com registros da época em que os franceses e portugueses aqui aportaram para leva-lo para Europa, grassava no Brasil, no litoral do Rio de Janeiro ao Amazonas. Em tupi-guarani era chamado de “ibirapitanga” onde “ybirá” significa “árvore” e “pitanga” é “encarnado”; os lusitanos, pela tinta rubra dela extraída, batizaram-na de pau-brasil e, com isto, deram o nome ao nosso País.

Em sua homenagem, o pau-brasil foi declarado patrimônio nacional em 1978, através da Lei nº 6.607, que estipulou o dia 3 de maio como a data oficial da árvore.

Também restrita ao Brasil, é a impunidade. Está solta quadrilha lulopetista chefiada por Lula, Dirceu e Dilma, que assaltou o Brasil e quase destruiu a Petrobras, que era a terceira empresa petrolífera do mundo e se reduziu na economia internacional.

Acrescentando mais uma meia dúzia de pelegos na alta hierarquia do PT, vale lembrar que este partido nascido de uma jogada do general Golbery aproveitando o pelego da Lula da Silva, surgiu proclamando-se a “esquerda ética” denunciando a corrupção.

O “partido de novo tipo” ficou apenas no discurso e na desmoralização dos poderes republicanos, igualando-se aos 300 picaretas do Legislativo, que denunciavam; aparelhando o Judiciário com fiéis companheiros; e transformando o Executivo numa bolsa de valores mediadora da cobrança de propinas.

Este é o desenho da árvore do pau-brasil da política, sem igual no concerto internacional…. Vemos que nos países que combateram a corrupção, nenhum presidente ou ex-presidente escapou do cutelo da Justiça, alguns tanto ou mais populares do que Lula.

Lembremos Carlos Menem, na Argentina; José Sócrates, em Portugal; Alberto Fujimori, no Peru; e Park Geun-hye, na Coreia do Sul; todos julgados e devidamente punidos pela prática de corrupção.

Aqui, Lula já foi condenado a 12 anos e um mês, e responde a mais seis processos, todos por corrupção e agravados pelo delito de terem sido praticados no exercício da presidência da República. Dilma, que fez o papel de fantoche dele na presidência, foi cúmplice da criminosa na compra da Refinaria de Pasadena e impichada “apenas” pelas pedaladas fiscais e mantendo criminosamente os direitos políticos.

Vê-se assim que a impunidade é coisa nossa, como o pau-brasil. As jabuticabas foram chupadas, com caroço e tudo, no Paraguai, com o ex-presidente Luís Macchi preso; com Menem apenado e os Kirchner sob investigações; e o guatemalteco Affonso Portillo condenado a cincos anos de prisão.

Muita gente ignora que o pau-brasil é preciosamente usado como arco de violino, que chega a custar US$ 10 mil! Está na hora de usá-lo para tocar a marcha fúnebre do lulopetismo, levando-o à cova da criminalidade.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00