Categorias: Artigo

ILUSÃO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

“Meu partido/ É um coração partido/ E as ilusões/ Estão todas perdidas”(Cazuza)

Lembro-me de um tcheco que conheci anos atrás ao visitar a Universidade de Leipzig; ele perseguia os latino-americanos que exaltavam a inteligência dos povos miscigenados e o futuro radioso dos nossos países, perguntando: “O que há de científico nisto? ”.

Assim ele obrigava a rapaziada a estudar as realidades nacionais para defender as teses patrióticas, e a mim, particularmente, me fez matutar sobre àqueles que defendem o direito de se iludir.

A interpretação de casos, circunstâncias e situações precisa ser feita com cuidado, por que a ilusão, conforme a interpretação científica, é a troca da aparência real por uma ideia falsa.

Ser iludido é ser enganado. É viver um engano, no mínimo, um capricho da imaginação sem fundamento na realidade. Quando se mergulha na fantasia, convive com a mentira e o dolo.

Um professor que transmite aos seus alunos uma ilusão, induz a crença de que não se pode encontrar em outro conceito que ela não explica, ofuscando a razão e negando a realidade. Aí que mora o perigo.

É o que temos visto no Brasil. A escola tem afastado os professores vocacionados por causa de baixas condições de trabalho e salários insatisfatórios, cedendo lugar a diletantes irresponsáveis, despreocupados com a qualidade de ensino e o futuro de uma geração.

Nos centros de ensino cheios de jovens ávidos por conquistar uma vida melhor através do estudo, se tornam um campo fértil para o descrédito dos valores cívicos, a insatisfação grevista e a pregação de ideologias superadas e/ou distorcidas. Desiludem-se pelo discurso fácil do extremismo.

Tal ideologia foge à proposição do filósofo francês Destutt de Tracy defendendo a adoção pela ciência da ideologia, como a “consciência originada das percepções sensoriais da conjuntura sócio-política que cerca o indivíduo”.

Cientificamente, a ideologia é o conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de certa época ou de determinada grupo social, formada pela relação do indivíduo com o meio em que vive.

Entretanto, (0lhem o tcheco aí), o que vemos é o caráter baseado nos princípios do amor ao próximo e da ordem social ferido de morte pela exposição de uma realidade dividida em classes, cor da pele, crenças religiosas e negativismo familiar ou nacional.

Essa ideologia distorcida cria um espírito de negação moral e institucional, “fabricando” pseudo-revolucionários e até terroristas servindo como massa de manobra aos partidos totalitários que arregimentam o inconformismo das classes médias e a degradação proletária.

A História ensina que as emoções criadas pela demagogia populista fatalmente descambam, pela ilusão, para o fascismo . E é o que os latino-americanos bem informados e conscientes denunciaram ao oportunismo dos pelegos de alguns países, e agora assistem à desconstrução do “socialismo bolivariano”.

No Brasil, a ilusão se desvaneceu e só falta jogar a última pá de terra na cova rasa do lulo-petismo, para enterrar a ilusão da ideologia capenga do PT que fala em golpe, mas propõe inconstitucionalmente novas eleições; e que vota num “golpista” para presidência da Câmara.

Esse quadro há de ter um fim, derrubado pelo povo nas ruas como fez no dia 31 de julho. A consciência patriótica exige o fim das mentiras, da fraude e da corrupção.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00