Categorias: Notícias

Hoje na História – Há 41 anos

28 de março de 1969 – EUA fazem luto por Eisenhower

O ex-Presidente dos Estados Unidos, General Dwight Eisenhower, morreu na tarde do dia 28 de março em um hospital em Washington, capital do país, como vítima de uma insuficiência cardíaca.

“Eisenhower morreu. Sua morte foi tranquila e sem sofrimento”, comunicou o comandante do hospital do Exército ao então presidente da República, Rixard Nixon, que estava se dirigindo ao local para visitar Eisenhower, cuja saúde piorara na madrugada que se passara.

Nixon, depois de prestar condolências à família do general, que conduziu sabiamente os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, decretou dia de luto nacional no dia 30 de março (que seria uma segunda-feira) e também que todas as bandeiras dos edifícios públicos permanecessem a meio mastro durante trinta dias, começando no dia do falecimento do ex-líder.

Em mensagem ao Congresso, Nixon – que foi vice-Presidente durante o mandato de Eisenhower – lamentou a “perda de um grande líder, um grande amigo e um grande homem”.

Na França, o então presidente, General Charles De Gaulle – que comandou as tropas francesas durante a luta contra Hitler na guerra – enviou dois telegramas lamentando a morte de Eisenhower: um a sua viúva e outro a Nixon. No encaminhado a Nixon, De Gaulle dizia que o nome de Eisenhower permaneceria “ligado à vitória de 1945, para a qual contribuiu destacadamente. O nome [dele] é o de um ilustre estadista que não quis servir a outra causa salvo a da liberdade e paz”; e ainda acrescentava que a França, assim como todo o mundo, sofriam muito a sua perda.

Dwight Eisenhower foi presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961, tendo sido comandante dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, de 1943 a 1945. Ike, como também era conhecido, se mostrou um grande estrategista, entendendo a guerra de uma forma lógica, o que determinou a vitória dos Aliados no conflito contra as forças inimigas do Eixo. Por conta de seu sucesso como líder militar neste período, Eisenhower foi escolhido para o comando das forças armadas da OTAN, em 1990, mas teve que desistir do cargo para concorrer pelo Partido Republicano à Presidência da República, em1952.

Fonte: JBlog/JB

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05