Categorias: Notícias

HISTÓRIA – há 28 anos…

29/04/1980 – Chega ao fim uma Era de suspense

“Sempre adorei a história: um homem anda pela rua lendo o jornal. Há, logo à frente, um buraco de esgoto. Os espectadores olham: será que ele vai cair? O homem cai. Todos estouram de rir. A câmara se aproxima: o sangue corre de sua cabeça. Polícia, ambulância, hospital. Sua mulher e seus filhos chegam. Ele morre.

Uma tragédia parte de um ponto cômico, mas o público riu, e agora está furioso e se sente ridículo. Não vejo uma linha real de demarcação entre a tragédia e a comédia”. HitchcockO cineasta britânico Alfred Joseph Hitchcock, 80 anos, morreu em Bel Air, na Califórnia. Era o fim da história do mestre do suspense que impressionou gerações brincando com o medo e a morte.
Hitchcock ingressou no cinema europeu nos anos 20, como roteirista e criador de legendas para filmes mudos. Dirigiu seu primeiro filme em 1925 e depois seguiu para a América.

Experimentou diferentes recursos dramáticos em suas tramas, onde o humor e o suspense eram sempre ingredientes inseparáveis. Deixou um legado com mais de 60 títulos. Embora indicado seis vezes ao Oscar, jamais foi contemplado com a cobiçada estatueta de Melhor Diretor da Academia de Cinema. Entre suas excentricidades, fazia aparições fugazes em seus filmes, quase sempre em circunstâncias inusitadas.

Popularidade de Hitchcock nas telas da tv

A partir da década de 50, Hitchcock aproximou-se do grande público apresentando um seriado na tv: Alfred Hitchcock Presents. Com histórias criativas, cheias de humor negro e de suspense, o diretor trazia para os severos padrões da televisão americana a perversão dos princípios éticos da sociedade.

Nunca a sua imagem e as suas idiossincrasias foram tão difundidas. A série atravessaria também a década seguinte. E com a popularidade alcançada, Hitchcock ganharia mais fôlego para a criação de novos trabalhos, garantido sucesso absoluto no mundo inteiro.

Fonte: CPDoc/JB

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03