Categorias: Notícias

História – há 181 anos…

01/10/1827 – Inaugurado no Rio de Janeiro o Jornal do Comércio, o segundo mais antigo do Brasil.

Há muitos anos a palavra “Comércio” deixou de ser grafada com dois “m´s”, mas o jornal carioca que traz a expressão em seu título insiste em manter a grafia original. O motivo? A continuidade da tradição de um dos diários mais antigos do país, o Jornal do Commercio (JC).

A recusa em mudar, no entanto, restringe-se ao nome, pois, nestes 180 anos de circulação ininterrupta, o JC já passou por várias reformulações, em sua linha editorial e também no design.
Em 1827, ano de sua fundação, o periódico era praticamente o único jornal do país e, por isso, tinha conteúdo bastante “eclético”. Com a chegada de outros grandes jornais, como Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, o JC teve de se reformular.

A mudança fez com que o periódico se voltasse mais para a economia e, hoje, seus únicos concorrentes são o Valor Econômico e a Gazeta Mercantil, o que não deixa se ser um páreo duro de enfrentar.

“Temos nossa tradição de mercado, mas isso não é um peso para nós. Somos um jornal econômico que dá também atenção à parte jurídica e à de leilões. Somos referência nesta área de leiloaria. Mas, a divisão do mercado é uma realidade, então corremos atrás para atender sempre as exigências de nossos leitores”, disse o presidente do JC, Maurício Dinepi, em entrevista ao Portal IMPRENSA.

Atualmente, o JC tem tiragem de 35 mil exemplares, edições locais em São Paulo (SP) e Brasília (DF) e um público formado majoritariamente por profissionais do ramo econômico, jurídico e de leilões, com idade acima de 25 anos.

Sua equipe é formada por 317 funcionários, sendo que cerca de 90 são jornalistas. Entre os articulistas que já contribuíram – ou ainda contribuem – para o jornal, estão nomes famosos do passado e da atualidade, como Barão do Rio Branco, José de Alencar, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Austregésilo de Athayde, José Sarney, Santiago Dantas e Carlos Heitor Cony.

Fonte: Portal Imprensa

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03