Categorias: Notícias

HAITI

Ajuda é insuficiente e ONU pede mais tropas no Haiti

Uma semana após o terremoto que a ONU considera a maior catástrofe de sua história, o sistema de distribuição de suprimentos ainda se dá a conta-gotas e não chega à maior parte dos cerca de três milhões de haitianos desamparados. O cenário de calamidade e a explosão de violência levaram o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a pedir ao Conselho de Segurança o envio de mais 3.500 soldados e policiais ao país.

Nos hospitais, situação dramática

Os tumultos registrados nos escombros de mercados e lojas se transferem para clínicas e postos de saúde e já obrigaram a ONU a fechar seu hospital montado na capital. Gangues intimidam feridos e roubam medicamentos.

Elite se tranca nas casas ou foge para Miami

Na parte alta da cidade, mansões estão com os portões fechados: seus donos partiram em viagem sem data para voltar, a maioria para Miami. Outros temem abrir as portas. A região de Pétionville, reduto da elite, foi tomada por desabrigados e sofre com falta de água, energia e comida.

Crianças do Haiti entre o horror e o abandono

Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas pede atendimento médico e urgência na alimentação e na segurança das crianças vítimas do terremoto em Porto Príncipe. Entidade também está preocupada com as adoções internacionais no Haiti. Antes da devastação, o país do Caribe já tinha mais de 380 mil órfãos.

‘Comi pasta de amendoim’

Cinco pessoas foram resgatadas ontem com vida dos destroços de um mercado e um prédio em Porto Príncipe. “Comi pasta de amendoim”, disse homem tirado do mercado após seis dias. É possível que haja mais sobreviventes.

Famílias reclamam

Famílias de dois militares mortos no Haiti se queixaram do ministro Nelson Jobim, que considerou “eufemismo” falar em militares desaparecidos. O número de mortos brasileiros subiu para 19, dos quais 17 são militares.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03