Jian Wang começou a estudar violoncelo com o seu pai aos quatro anos de idade. Ainda aluno do Conservatório de Xangai, foi apresentado no documentário «De Mao a Mozart: Isaac Stern na China». O grande encorajamento e apoio que recebeu de Isaac Stern possibilitou ao jovem violoncelista ir estudar para os Estados Unidos da América. Em 1985 ingressou na Escola de Música de Yale, frequentando um programa especial onde trabalhou com o famoso violoncelista Aldo Parisot.
Na presente temporada, os compromisso de Jian Wang incluem actuações com a Camerata Salzburg, a Orquestra Gulbenkian e uma digressão em Espanha com a Orquestra de Câmara Sueca. No Extremo Oriente, apresenta-se com a Filarmónica de Hong-Kong, a Sinfónica Nacional de Taiwan e a Sinfónica Nacional de Singapura. Na temporada 2006-07, apresentou-se no «Maggio Musicale» de Florença, com o maestro Gustavo Dudamel, com a London Sinfonia e Richard Hickox, e realizou uma extensa digressão no Extremo Oriente com a Sinfónica da BBC e o seu director musical Jiri Belohlavek.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…