O jornal britânico The Guardian fez uma dura crítica ao governo brasileiro nesta sexta-feira sobre o desmatamento na Amazônia. A reportagem “Amazon’s rescue reverse” (Reversão no salvamento da Amazônia, em tradução livre) diz que “fotos aéreas mostraram a mentira da recente grande conquista brasileira” em conter o desmatamento da floresta.
A matéria lembra que em agosto Lula havia afirmado à comunidade internacional que o desastre ecológico na Amazônia havia sido evitado, e que a ministra Marina da Silva classificou a queda no desmatamento como “uma grande conquista da sociedade brasileira”. Na quarta, o Inpe denunciou a derrubada de 3.235 Km2 entre agosto e dezembro, um recorde desde o monitoramento em tempo real, que começou há quatro anos.
O desmatamento, na verdade, deve chegar a 7.000 km2 porque o sistema de satélite, que dá os dados preliminares, só cobre 40% da área. A notícia de que o desmatamento da Amazônia aumentou também foi destaque no Daily Telegraph, que cita a reunião de emergência convocada por Lula e algumas medidas que serão adotadas pelo governo.
Fonte: Míriam Leitão/The Guardian
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…