Categorias: Artigo

FANÁTICOS

MIRANDA SÁ ( E-mail: mirandasa@uol.com.br )

                                                     “O fanatismo é a única forma de força de vontade
                                                                                     acessível aos fracos” (Nietzsche)

Fanatismo, do latim fanaticus, é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. Ou até mesmo ao entusiasmo obsessivo para um passatempo, como o futebol.

Pesquisando sobre o fanatismo, a professora Ana Lucia Santana encontrou significados diversos, como“culto excessivo de alguém ou de alguma coisa; zelo religioso excessivo; paixão política; intolerância; sectarismo; exaltação exagerada; faccionismo; dedicação excessiva”.

Segundo a psiquiatria, é um comportamento extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa chega, muitas vezes, ao delírio.

O maior e mais pragmático exemplo do fanatismo e de fanáticos, encontra-se na conjuntura sócio-política brasileira: o culto à personalidade de um pelego astuto e experimentado, Lula da Silva, que elegeu-se presidente da República por um estelionato eleitoral.

Seu partido, o PT, criou com outros grupos tendenciosos uma organização, que presta cega obediência a Lula; e este, após cumprir dois mandatos presidenciais, fez o sucessor – um “poste”, como se convencionou chamar pessoas incapazes de ação própria. É a atual presidente, Dilma Rousseff, que tenta a reeleição neste momento.

Apresentou-a como uma “gerentona”, com capacidade para conduzir o País. A paranóia dos lulo-petistas e dos inocentes úteis arrastados como maria-vai-com-as-outras, acreditou nessa “fabulagem”, e inúmeros deles arrependeram-se.

Dilma não passa de um fantoche articulado pelo Pelegão com fios invisíveis e com escuta eletrônica no ouvido para receber instruções do marqueteiro. Em razão disso, sua administração é toda improviso. Muda de ideia de acordo com a orientação recebida.

Dessa maneira, temos um governo que modelou “blindagens” para evitar a punição dos companheiros corruptos que se multiplicaram nos últimos 12 anos. Através dessa inescrupulosa política, negou a existência do Mensalão, o que se comprovou graças ao Ministério Público Federal, levando a cúpula do PT à prisão por decisão histórica do STF, presidido pela figura impar de Joaquim Barbosa.

A blindagem, porém, valeu para salvar outros delinquentes, negando evidências e manifestando cinicamente a inocência de uma lista enorme de corruptos. Palocci, Erenice, Rose Noronha, os aloprados e os dólares na cueca.

Felizmente temos agora uma delação. Veio de um diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, íntimo e parceiro de Lula e conviva de Dilma no casamento da filha. As denúncias contidas no depoimento dele são estarrecedoras e envolvem vários petistas (inclusive o tesoureiro do partido) e seus aliados políticos. As revelações apontam delitos como propinas pagas por empreiteiras, com 3% destinados ao PT e partidos aliados.

Quem disso cuida. Os fanáticos se  movimentam para manter o esquema de poder lulo-petista com ações violentas contra os adversários. Viu-se a artilharia dessa falange contra a candidata Marina Silva no primeiro turno, e derrotaram-na.A mira dos infames voltou-se para Aécio Neves, usando seu arsenal de mentiras, calúnias e difamações.

A falta de senso moral pelo fanatismo, é adepto do princípio de que o fim justifica os meios. Atingiu um limite insuportável e, por uma contradição dialética proporcionou a organização de uma frente de união nacional a favor de Aécio.

Os brasileiros não se deixam mais enganar. Vê-se que à virulência se contrapõe a serenidade; a mentira é enfrentada pela verdade e as acusações fraudulentas são desditas com provas concretas.

Com isto, a paranóia do fanatismo está se dissipando. Já encontramos incontáveis antigos eleitores e simpatizantes do PT que escaparam da mesquinhez do amoralismo fanático e votarão em Aécio. Esta virada é qualitativa e quantitativa em todas as regiões do País. A vitória final se avizinha para felicidade geral da Nação.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00