Categorias: Artigo

ESCRÚPULOS

Miranda Sá (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

                         “Pega-se um ou outro ladrão de galinha e escapam
                           incólumes os salafrários mais espertos”
                                                                       (Cláudio de Moura Castro)

Parece-me que o gigante adormecido acordou e levantou-se do berço esplêndido para se defender das armações traiçoeiras contra seu povo. Utilizo-me do verso de Chico Buarque de Holanda (esquecidos por ele) para lembrar que “dormia nossa pátria mãe tão distraída/ sem perceber que era subtraída/ em tenebrosas transações…”

É preciso rebater nesta tecla: A opinião pública vinha meio anestesiada diante dos múltiplos escândalos de corrupção no governo, nas empresas estatais e nos fundos de pensão. É uma epidemia virulenta que vai do varejo nos birôs de modestas repartições até os gabinetes de diretores, com acesso aos ministros e líderes de bancada do PT e dos seus aliados.

Essa situação trágica atemoriza todos os segmentos da sociedade sem distinção: Trabalhadores, funcionários, empresários grandes e pequenos do comércio e da indústria e o setor de serviços em geral, em particular, bancários, intelectuais, médicos e professores. Uma mobilização espontânea mostrou uma surpreendente reação.

Com o percentual de votos válidos obtidos pelas oposições à candidata governista foi de 59,41%, uma maioria expressiva que sacudiu a Nação Brasileira e trouxe disposição de ânimo com a ida de Aécio Neves para o 2º turno.

Essa votação acompanhou os protestos de junho de 2013. Voltou-se contra os partidos omissos, a incompetência administrativa, a corrupção governamental, a insegurança e os abusos de toda ordem que descambam para a impunidade.

O Gigante e a Pátria Mãe darão um basta na prática criminosa dos dossiês, mensalões, Caixa 2, Erenice, Rose Noronha, dólares na cueca, aparelhamento imoral nos Correios, assalto escandaloso à Petrobras e as suspeitas nos assassinatos dos prefeitos Toninho e Celso Daniel.

O cenário inescrupuloso do festival corrupto e corruptor que norteia a política petista, com a maquiagem das estatísticas e fraudes nas cifras. No campo da economia, não há dificuldade em tomar conhecimento das célebres ‘consultorias’ lulo-petistas, para constatar a perversão dominante.

Sem escrúpulos, Dilma e Mantega continuarão a participar da cenografia do BNDES? É preciso lembrar que foi esta entidade a doação de dinheiro a ditadores africanos e caribenhos em contas “secretas”, e que dali saíram verdadeiras fortunas para Eike Batista, sem garantias reais!

Recordar o efeito cênico do Eike nos assaltos à Petrobras de braço dado com Lula da Silva que o chamava de “meu capitalista”. O Pelegão benzia os fantasiosos projetos das empresas “X”, viajando nos aviões e iates pertencentes à frota do Caloteiro…

Sobrou para os ludibriados investidores na incógnita “X” na ciranda financeira, e para o contribuinte, assumir o rombo de R$ 11 bilhões no Tesouro Nacional.

Tudo isso é fichinha para os desvairados fanáticos lulo-petistas ou os ingênuos utópicos da ideologia que desmoronou com o arruinado “socialismo real” morto e sepultado.

Não sabem de nada esses inocentes… Não vêem que o galináceo narco-populista engana-os, cacarejando para a esquerda e pondo ovos para os pelegos arrivistas e os aventureiros de sempre.

Ano passado houve quem falasse de desobediência civil e voto nulo; a campanha da sucessão presidencial mostrou o outro lado. O povão preferiu a rebeldia pelo voto e levou o oposicionista autêntico, Aécio Neves ao enfrentamento direto com a representante (ou seria representAnta?) dos males que afligem o País.

Balzac, um revoltado contra o estado de coisas do seu tempo, tem uma frase lapidar: “Não há dois partidos a tomar: ou a estúpida obediência ou a revolta”. É assim que devemos trabalhar para que a ação opositora real seja um trator movimentado por Aécio para esmagar os sem-escrúpulos; e no macadame da corrupção aplainar o caminho da decência.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00