Categorias: Artigo

EQUILÍBRIO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“Não há liberdade se o Poder Judiciário não estiver separado do Legislativo e do Executivo” (Montesquieu)

Condeno a homofobia por questão de princípio filosófico, pelo respeito humano, pela afetividade, o amor e o respeito com pessoas homo afetivas. Reprovo da mesma maneira o STF, por legislar a respeito quebrando o equilíbrio e a harmonia entre os poderes da República.

É inadequada e legislativamente descaracterizada esta condenação se não vier do Congresso. Sem uma Lei, como o juiz irá definir o tênue limite entre o conceito de opinião e o preconceito inconveniente?

Será bem-dito – sem ofensa alguma – que é difícil encontrar-se no próprio Supremo mais de três togados com formação jurídica e capacidade intelectual para distinguir entre a ofensa, a crítica e até uma expressão carinhosa.

De origem nordestina onde as palavras “bichinha”, “bichinho”, “neguinha e “neguinho” são manifestações familiares de meiguice e ternura, que aprendi e uso. E por reflexo cultural pode ser que venha agradecer com tais palavras a quem me atendeu amavelmente numa casa comercial ou repartição pública, e ser mal interpretado.

A desgraçada e seletiva justiça trabalhista criou um monstro sobre as relações de trabalho nas zonas rurais. Pessoas que viviam por tradição ou de favor numa propriedade rural, chácara, sítio ou casa-de-campo, passaram a acionar a justiça pela indução de pelegos sindicais associados a advogados inescrupulosos.

Isto certamente irá ocorrer muitas vezes por incentivo de movimentos, ONGs e organizações arbitrárias, acusando de homofobia por palavras impensadas, cessão cortês de passagem num elevador e até por gestos motivados por tiques nervosos… E haverá sempre um juiz inconsequente para condenar.

Temos constatado que este País, virado pelo avesso no Reino da Pelegagem e com as tatuagens do vitimismo e do politicamente correto gravadas, ainda convive com ladrões, oportunistas, perseguidores, traidores e trapaceiros que se organizam em bandos de ideologia narcopopulista.

Vimos agora mesmo, a convocação de uma greve geral contra a reforma da Previdência, que será a taboa de salvação dos atuais aposentados e pensionistas e reabrirá o palco da economia descortinando o desenvolvimento do País.

Com esta demonstração usual de impatriotismo, a Federação Única do Atraso, sob a hegemonia do PT, tenta pressionar o Congresso por baixo como fazem os lobbies do funcionalismo privilegiado por cima.

Não deu certo. Fracassou; mas, como sempre, a vanguarda do atraso vai judicializar o problema, na pressuposição de que algum juiz aceite este cheque sem fundo que pretende fraudar a riqueza nacional.

Tristemente, é assim que a camarilha lulopetista age para abalar os três poderes da República, consciente de que está no equilíbrio harmônico entre eles a sustentação do Estado de Direito que desejam esfaquear.

O verbete Equilíbrio é um substantivo masculino que indica na Física um sistema de forças que se compensam e se anulam, e, coloquialmente, é usado como balanceamento sem oscilações ou desvios. Fala-se em “pôr os pratos numa balança”. Está na etimologia da palavra.

Registra-se na origem latina, ‘aequilibrium‘ significação igual, por ser uma composição do adjetivo ‘aequus‘, igual,  e ‘libra‘, balança. No sentido figurado é austeridade, comedimento, moderação, prudência, etc.

O Brasil está precisando de uma dose cavalar destes sinônimos, para protestar contra a absolvição sob alegação de insanidade do criminoso que esfaqueou um candidato à Presidência da República. Adélio Bispo – O Demente – cursou duas faculdades, filiou-se a um partido político, visitava a Câmara dos Deputados e recebia financiamentos para viajar, hospedar-se e se manifestar politicamente.

Vá ser “insano” assim no Conselho Federal de Medicina…

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00