Categorias: Notas

Epidemia

Gripe suína é mais perigosa para grávidas e hipertensos

Grávidas, cardíacos e hipertensos têm 3,5 mais risco de morrer de gripe suína que os demais atingidos, segundo análise feita pelo Ministério da Saúde que levou em conta apenas os pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença.

Considera-se forma grave da gripe suína aquela que, além de tosse e febre alta, apresenta dificuldade de respirar. Para o ministério, o dado reforça sua orientação para que grupos com fatores de risco sejam priorizados pelos serviços de saúde.

Vai a 76 o número de mortos
56 mortes foram registradas até o dia 29 de julho; hoje, já são 76. Nos últimos dois meses, foram confirmados, em média, 32 casos por dia. Segundo o Ministério da Saúde, a gravidade do vírus (H1N1) é semelhante à dos casos de gripe comum.
O Ministério disse que não mudará o protocolo de prescrição do Tamiflu, antiviral usado contra a doença. Segundo o governo, ele é indicado só para pessoas com fatores de risco ou em estado grave, para que o vírus não se torne resistente.
Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03