Categorias: Notícias

Corre-corre entre o Planalto e o Congresso

Considerando-se abandonado pelos aliados, Renan Calheiros já exibe sinais de contrariedade, para não dizer de desespero, imaginando a perspectiva de perder o mandato e ficar inelegível por oito anos. Pessoas da sua intimidade falam de comportamento bipolar com momentos de excitação e de depressão.

Isto provoca um corre-corre entre o Palácio do Planalto e o conjunto arquitetônico do Congresso Nacional, porque se ouve dizer que Renan não esconde a condição de credor do PT-governo e particularmente de Lula da Silva, contra quem investe dizendo ao círculo de amigos que se lhe der na telha, poderá produzir “uma crise institucional” que arrastará muita gente consigo.

Se há temor no Planalto de que Lula da Silva sofrerá inimaginável prejuízo se Renan resolver prejudicá-lo, há também motivo de um quase pânico entre alguns senadores, pois o Presidente do Senado teria dito a um deles que se perder o mandato não hesitará em revelar segredos de alcova dos colegas que pulam a cerca.

Embora ninguém duvide do que Renan desesperado venha fazer, resta a alternativa de que seus recados não passem de um blefe e que ele renuncie à presidência do Senado para evitar uma saída desonrosa. Este pelo menos foi o conselho que lhe deu o amigo e aliado José Sarney, através da filha, Roseane.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03