Categorias: Notícias

Copom decide manter juros em 11,25% ao ano; taxa é a mesma há 4 reuniões.

O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, decidiu manter a Selic (taxa básica de juros) em 11,25% ao ano, percentual que está em vigor desde setembro de 2007. Em nota, o comitê justificou a decisão afirmando que, “avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para inflação, decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% ao ano, sem viés”. A nota ainda acrescenta que “o Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.

De acordo com Tereza Fernandez, consultora de mercado e sócia-diretora da MB Associados, a decisão já era esperada pelo mercado. “Estamos saindo de um Natal muito aquecido, com a economia perto de 5,5% de crescimento de PIB no último trimestre. Agora existe a possibilidade de reposição de estoques um pouco mais forte. O BC, como a maioria dos agentes, que ver se essa reposição de preços vai influenciar na elevação dos preços”, disse Tereza, em entrevista ao UOL.”Acho que o BC acertadamente manteve a taxa, até para não dar um susto aqui dentro”, disse.

Na opinião da consultora, a unanimidade na decisão é “importante”. “Se a gente tivesse algum dissidente, ficaríamos mais apreensivos de que o Copom poderia mudar de direção na próxima reunião. Nada indica que a gente terá um choque de juros ou alguma coisa mais complicada pela frente. Mas vamos ter uma informação mais precisa na semana que vem, quando for publicada a ata da reunião.”Há quatro reuniões do Copom, a taxa está em 11,25%: antes, em 5 de setembro, 17 de outubro e 5 de dezembro, a instituição já havia optado pelo mesmo percentual. A decisão de agora sobre a taxa valerá pelos próximos 45 dias.

O próximo encontro do comitê ocorrerá nos dias 4 e 5 de março.O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.

Fonte: Uol News/Economia

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03