Categorias: Notas

Comentário (II)

O agir ético

Vale partir do princípio de que falamos das assessorias de imprensa conduzidas e integradas por jornalistas, assim como são os hospitais, por médicos, e as padarias, por padeiros. Quando não são, nem haverá que falar de Ética, porque constituir-se-ão, as assessorias de imprensa, em simples repartições voltadas para os objetivos das respectivas instituições, públicas ou privadas. Objetivos que podem ser louváveis ou não, tanto faz.

É para o jornalista das assessorias de imprensa que voltamos nossa atenção. Terá ele condições de agir eticamente, ou seja, de manter os princípios que devem pautar sua profissão, de informar precisa e corretamente, junto com a natural obrigação de servir à instituição para a qual trabalha, promovendo-a e expondo sua ação também a serviço da sociedade?

Torna-se muito mais difícil exercitar a Ética, para um jornalista de assessoria de imprensa. Ele deve cultivar duas lealdades. À sociedade, como jornalista que é, e à instituição, como seu servidor. Não raro sobrevêm choques e conflitos entre essas duas paralelas. O assessor de imprensa de um hospital é interpelado por seus colegas jornalistas de diversos veículos a respeito do péssimo tratamento recebido pelos pacientes.

CARLOS CHAGAS, jornalista

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26