Categorias: Notícias

Comentário (I)

Vá se queixar ao bispo

Antigamente, quando não se sabia a quem reclamar, se dizia: “Vá reclamar ao bispo.” Hoje, a quem reclamaremos? O bispo está enfermo e não está para escutar reclamações, mas para reclamar. Reclamar do quê? Da transposição do Rio São Francisco. E por quê? Porque ele quer que o povo do Nordeste se dane? Absolutamente, não. Ele reclama, como qualquer brasileiro tem o direito de reclamar, da execução de uma obra grandiosa ou monstruosa da qual nada se conhece.

A imprensa não deu a conhecer em detalhes o projeto no seu todo ou em partes. Não sabemos sobre os possíveis impactos para o rio, nem como a água chegará ao árido e semi-árido. Não conhecemos detalhes técnicos da obra. Como a água chegará ao seu destino? Usarão bombas centrífugas ou bombas a pistão? Que energia será usada para bombear a água? Qual é o desnível entre o rio e os canais que serão construídos? Qual o impacto ambiental? Quantos metros cúbicos são previstos de evaporação da água?

E a pergunta derradeira: quem serão os verdadeiros beneficiários da transposição? Não podemos dizer que as coisas estão mal contadas quando, na realidade, simplesmente elas não estão contadas! Viva a democracia!

Padre Manoel Conceição Quinta (mcquinta@paulus.com.br)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03