Categorias: Artigo

CLEPTOCRACIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Os golpes contra a democracia só podem vingar se o processo político-eleitoral estiver desmoralizado e as instituições combalidas.”
(João Batista Ericeira)

As línguas neolatinas, como os países que adotam o idioma português, usam como sufixo a palavra grega κρατία cracia, que traduzida tem vários significados; força, poder, domínio e influência ou supremacia de certo grupo.

Na política, encontramos Aristocracia, Burocracia, Democracia, Meritocracia, etc.; e a sapiência dos gregos também criou Cleptocracia, termo que expressa literalmente “Governo de ladrões”, o poder nas mãos dos que assaltam, corrompem, furtam, roubam, enfim, metem a mão na economia popular e despojam o Erário do País.

Está definido o PT-governo da pelegagem. Triste é que os governantes obtiveram o voto de milhões de brasileiros iludidos; só não enganou os grupos e partidos de influência stalinista que adotam a tática de aliar-se aos corruptos, para desacreditar e desmoralizar as instituições e aproveitar-se disto.

Não há exemplo mais do que perfeito a ação dos partidecos nas ruas depredando a propriedade privada e o patrimônio público, como fizeram em Sampa, ou a lesiva administração do PCdoB no PT-governo criando ONGs fantasmas para expropriar o Tesouro.

Fica claro o exemplo dado pela senadora Vanessa Grazziotin que gastou mais de meio milhão de reais da sua verba de gabinete, demonstrando a distorção dos princípios que formaram seu partido, descambando para o narco-populismo, como sabujo do lulo-petismo.

O PCdoB com outros partidos nanicos ditos “de esquerda” atua como viúvas do ‘socialismo real’ soterrado nas ruínas do Muro de Berlim.  Trocaram o marxismo pelo ‘esquerdismo’, ideologia classificada pela ciência política, a filosofia e a História como uma aberração dos ideais libertários da Revolução Francesa e da Comuna de Paris.

Falta-lhes conhecimento teórico, principalmente da História. Doutrinadores e doutrinados apenas papagaiam palavras de ordem; e o que mais me torna apreensivo é o comportamento das frações juvenis que servem de bucha de canhão para as hierarquias partidárias de cleptocratas.

Parece-me impossível não ver que os aparelhos pretensamente ideológicos são somente grupos de pressão, tarefeiros que sustentam a cleptocracia autoritária e burocrática lulo-petista.

Alguns poucos jovens trabalhadores e estudantes equivocados não têm objetivos futuros; só lhes preocupa o imediatismo econômico, como no caso de aumentos de transportes, iludidos que assim arregimentarão e conduzirão as massas… E tornam-se reféns dos vândalos do lunpemproletariado, como assistimos nas ruas de Sampa e do Rio.

Porque não se manifestam contra o desemprego, o corte de verbas para a Educação e para a Saúde, o respeito à legislação trabalhista e a defesa dos direitos previdenciários? Desdenham os reais interesses do povo porque não capitalizam como lhes agrada a denúncia à repressão policial, orgasmo freudiano dos subversivos intelectuais…

Quem estuda sabe que o populismo é uma prática reformista… E quando se trata da sua versão latino-americana, o gosmento narco-populismo, é muito pior que isto:

Além de ser uma traição aos trabalhadores e ao povo em geral, o ‘socialismo bolivariano’ é uma contribuição para garantir o roubo dos governantes corruptos, a ineficiência dos serviços públicos, enfim, avaliza a cleptocracia.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00