Categorias: Artigo

CINISMO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol;com.br )

Enfrentando as ondas da irresponsabilidade, da incompetência e da corrupção, o PT-governo surfa num mar de lama, com habilidade nunca vista para derrubar o seu maior adversário, o povo brasileiro.

As permanentes e ininterruptas falcatruas dos pelegos comandados por Lula da Silva trazem como penduricalho uma rica adjetivação que as qualificam. Dentre a degenerescência das palavras não encontramos nada melhor para isto do que o verbete “cinismo”.

Hoje, alguém chamado de cínico é um desavergonhado, descarado, imprudente ou obsceno. É personalizado por Lula da Silva, ex-pelego da Volkswagen, ex-informante do DOPS e ex-presidente da República…

Quem não se lembra do estouro do mensalão, quando Lula, de Paris, reconheceu o crime e pediu desculpas ao povo brasileiro, condenando seus autores? E que, sem o menor pejo, cinicamente, se desdisse um mês depois dizendo que as denúncias eram um golpe contra o seu governo.

Lula é o mais perfeito modelo do cinismo: Recordemos que na campanha eleitoral recém finda, que num comício em São Gonçalo, Rio de Janeiro, após vociferar contra os ricos e as elites, foi se hospedar na suíte presidencial do Hotel Copacabana Palace, um dos mais caros na América Latina.

Mais recentemente, por causa de uma diarreia provocada pelas delações da Petrobras, Lula correu para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que é frequentado somente por milionários, pelos altos preços cobrados.

As designações de “cínico” e “cinismo”, porém, nem sempre tiveram a conotação pejorativa de dissimulação, descaramento, hipocrisia e, especialmente no caso brasileiro, de corrupto e corrupção…  Cinismo tem a origem grega ( kynismós ), e nos leva a um sistema e doutrina filosófica.

Fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates, uma escola filosófica adotou o nome de Cínica por que seus fundadores se reuniam no ginásio Cinosargo, perto de Atenas, local que fora usado como canil. Assim, “cinismo” que deriva do grego kunikos, significa “que diz respeito ao cão”.

O cinismo de Antístenes e mais tarde de Diógenes, não condiz com a acepção moderna e vulgar da palavra; mas adquiriu posteriormente o sentido de indiferença e insensibilidade diante da realidade. Tal e qual fazem os pelegos lulo-petistas, e impudentemente faz a presidente da Petrobras, Graça Foster, negando na CPI da Petrobras no Senado irregularidades na estatal mesmo tendo sido informada cinco meses antes de que a empresa holandesa SBM Off Shore pagara propina para obter um contrato.

Com o mesmo sentido pervertido de cinismo e com desonesta irresponsabilidade age a presidente Dilma, enviando à Câmara dos Deputados um projeto que flexibiliza pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Se transformado em lei, esse aborto legislativo irá corromper a administração pública, deixando os governantes desobrigados a obedecer normas e limites financeiros, sem prestar contas de quanto e como gastam os recursos públicos.

O texto do “tapa-buraco” justifica as renúncias fiscais e as concessões de isenção em “caráter geral”, contra o que determina a legislação atual, que só permite renúncia de receita em concessões de isenção em “caráter não geral”.

Esse projeto-maquiagem, que merece o Prêmio Nobel do Cinismo para Dilma, é apresentado para justificar a irresponsabilidade e descumprimento das medidas estipuladas pela LRF distorcendo a realidade econômico-financeira do País em todos os sentidos, inclusive levando possíveis perdas para o exercício do ano seguinte!

Como se vê, até a historicidade da filosofia grega antiga é corrompida pelo lulo-petismo! Com isso, para a pelegagem no poder o cinismo fica para sempre com a figuração deturpada imposta pelo Império da Cleptocracia, onde a esperteza e a maldade dominam a política e a administração pública.

É preciso dar um “basta!” nesta triste conjuntura. Mobilizar e organizar o povo para a resistência, é uma tarefa de honra dos patriotas brasileiros!

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21