A ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, foi sócia de duas empresas enquanto ocupava cargos no governo Lula, a partir de 2003. Ela é suspeita de tráfico de influência por causa da ação de seu filho, Israel Guerra, na intermediação de contratos com o governo. Erenice teve participação nas duas empresas, sediadas em Brasília, desde 1994, quando deixou a Eletronorte, até 14 de março de 2007, quando já era assessora de Dilma Rousseff na Casa Civil. Uma terceira empresa, de segurança e arapongagem, foi aberta em 1997 em nome de Israel Guerra e de uma “laranja”.
O Planalto demitiu Vinícius de Oliveira Castro, assessor de confiança da Casa Civil acusado de integrar esquema de lobby no governo. 0 afastamento do funcionário, técnico de baixo escalão, foi a medida de maior impacto tomada pelo Planalto para estancar a crise envolvendo a chefe dele, a ministra Erenice Guerra – que foi braço direito de Dilma Rousseff quando a candidata presidencial do PT estava no governo.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ignorou um parecer técnico de seu gerente apontando problemas no processo da MTA e renovou o contrato com a companhia cargueira, ampliando o prazo de três para dez anos. Israel Guerra, filho da ministra Erenice Guerra. teria atuado como lobista da MTA. Entre os problemas dispensados estavam inexistência de documentos sobre sócios e falta de comprovação do pagamento ao INSS. O parecer da Anac recomendava a aprovação da MTA, mas alertava para alto endividamento e risco de inadimplência.
O escritório de advocacia Trajano e Silva, em Brasília, já foi local de trabalho do filho, da irmã e do irmão da ministra Erenice Guerra. Um dos sócios é Márcio Silva, advogado da campanha do PT à Presidência.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…