Entre as mais de 40 mil escolas públicas do Brasil, 82 se destacam pela excelência em meio à pobreza. Atendem alunos que estão entre os 25% mais pobres do país e conseguem atingir no Ideb, principal avaliação federal de qualidade do ensino, média igual ou superior a 6, considerada pelo MEC como de nações desenvolvidas, mostram Antônio Gois e Chico Otavio. Com a ajuda do economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemann, O Globo identificou essas super escolas e percorreu o país para mostrar o que há em comum entre elas, nas série de reportagens que começa hoje. Num colégio no interior do Amazonas, professores vão buscar em casa alunos faltosos e alfabetizam pais que não sabem ler. Na zona rural de Teresina, uma escola de filhos de lavradores teve o Ideb mais alto da rede pública no Nordeste. (O Globo)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…