Categorias: Notícias

Brasil tem 82 escolas de 1º Mundo em áreas pobres

Colégios públicos oferecem ensino de alta qualidade para alunos de baixíssima renda

Entre as mais de 40 mil escolas públicas do Brasil, 82 se destacam pela excelência em meio à pobreza. Atendem alunos que estão entre os 25% mais pobres do país e conseguem atingir no Ideb, principal avaliação federal de qualidade do ensino, média igual ou superior a 6, considerada pelo MEC como de nações desenvolvidas, mostram Antônio Gois e Chico Otavio. Com a ajuda do economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemann, O Globo identificou essas super escolas e percorreu o país para mostrar o que há em comum entre elas, nas série de reportagens que começa hoje. Num colégio no interior do Amazonas, professores vão buscar em casa alunos faltosos e alfabetizam pais que não sabem ler. Na zona rural de Teresina, uma escola de filhos de lavradores teve o Ideb mais alto da rede pública no Nordeste. (O Globo)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03