Categorias: Notícias

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

Brasil não tem como evitar tragédias, admite governo – O governo não tem um sistema para alertar populações em risco, não há preparação local de comunidades nem sistemas de comunicação. A segunda parte de um documento enviado pelo Brasil a ONU em novembro de 2010, obtido pelo correspondente em Genebra Jamil Chade e publicado em parte ontem, revela que as falhas são ainda mais profundas e que, além do admitido “despreparo”, não há formas de evitar tragédias climáticas no País.

Dilma tenta destravar crédito da casa própria – A presidente Dilma Rousseff já prepara a primeira bondade de seu governo, informa Edna Simão. A ideia é elevar o valor máximo dos imóveis financiados no programa Minha Casa, Minha Vida em grandes centros urbanos, que pode ir de R$ 130 mil para até R$ 170 mil.

Governo procura 5 ex-guerrilheiros – A Polícia Federal, a pedido do Ministério da Defesa e da Advocacia Geral da União, tenta localizar cinco guerrilheiros do Araguaia que fazem parte da lista oficial de desaparecidos, mas que teriam sido poupados por militares e recebido novas identidades. A suspeita surgiu com base em depoimentos e informações da Receita Federal em um dos casos. A iniciativa do governo provocou revolta nos familiares.

Internet não gera ativismo, diz professor – Professor da Universidade de Stanford e blogueiro especializado em discussões sobre os efeitos da internet, Evgeny Morozov critica o que chama de visão idealizada da rede como instrumento de ativismo político. “Não é por receber mais informações que as pessoas vão querer derrubar governos”, afirma, em entrevista ao Globo.

Dilma insiste em lei dura para o tráfico – Depois de contestar a aplicação de pena alternativa em crimes de tráfico, o governo federal defende ações repressivas mais fortes ao comércio de entorpecentes, como propôs a presidente Dilma Rousseff (PT) na campanha eleitoral.

Itamaraty reabre a polêmica das cotas – A reserva de 10% das vagas para negros na primeira fase da seleção do Rio Branco trouxe de volta o debate sobre o benefício. O tema ainda é tabu nos órgãos públicos.

Drama de quem depende do Enem – Estudantes que buscam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão com dificuldade para acessar a página na internet, problema vivido por Vinícius Nogueira, Leonardo Rodrigues, Pedro Sá e Pedro Ferreira.

Sisu falha no primeiro dia de inscrição – O Ministério da Educação admitiu erro no cálculo do número de acessos e disse que houve sobrecarga na inscrição para vagas em universidades públicas que estreou ontem com falhas. Candidatos de todo o país enfrentam dificuldades para se inscrever no site do Seleção Unificada (Sisu).

Brasília sem alerta contra temporais – O Distrito Federal não dispõe de um sistema de alerta preventivo contra temporais. Na iminência de uma chuva forte, a Defesa Civil consegue avisar os meios de comunicação locais, mas não tem como contatar as 26 áreas de risco espalhadas pelo DF. Autoridades reconhecem a importância de se instalar um modelo para evitar catástrofes, mas consideram mais prioritário remover as famílias que moram em zonas de perigo.

Gastos federais em ritmo menor – Depois de aumentar mais de 10% acima da inflação em 2010, os gastos não financeiros do governo federal devem avançar a um ritmo mais moderado neste ano, entre 3,3% e 7%.

Consignado do BB – O Banco do Brasil vai manter os contratos de exclusividade para concessão de crédito consignado realizados com 12 Estados e municípios.

Conflito mantém turistas do Brasil isolados no Chile – Foi suspensa a operação de retirada de cerca de cem turistas brasileiros de Puerto Natales (sul do Chile) devido a desentendimentos entre manifestantes e governo do país. Desde terça, protestos contra alta de 17% no gás bloqueiam aeroportos e estradas da região.

Oposição vira governo na Tunísia – Num acerto que será anunciado oficialmente hoje, três líderes opositores entrarão no governo de transição que conduzirá a Tunísia às eleições, após a queda do ditador Ben Ali. Ontem, a capital, Túnis, foi palco de tiroteios em vários lugares entre soldados do Exército e integrantes das forças de segurança ainda leais a Ben Ali.

WikiLeaks não causou queda de ditador tunisiano – O governo de Ben Ali na Tunísia não caiu por causa da divulgação de despachos diplomáticos americanos com críticas a ele. Os tunisianos já sabiam da corrupção. É mais possível que o “incidente detonador” tenha sido o suicídio do jovem Mohamed Bouaziz, em protesto contra a apreensão de sua barraca de frutas.

Mercado prevê longo ciclo de alta dos juros – A primeira reunião do ano do Copom, nesta semana, deve ser o primeiro passo para trazer a inflação para a meta de 4,5% ao ano. Para o mercado, a taxa de juro será reajustada em 0,5 ponto, dando início a uma série de altas que elevam a Selic a 12,2% em dezembro.

Presidente do Haiti resiste à revisão da OEA – Apesar da pressão internacional, o presidente do Haiti, René Préval, resiste em aceitar a revisão da OEA, que retira seu aliado do 2° turno, informa o enviado especial Roberto Simon. Cabe agora a Préval escolher entre ficar sem candidato ou isolar-se ainda mais da comunidade internacional.

Folha de S. Paulo

Bolívia mantém disposição de cortar subsídio – O governo do presidente Evo Morales mantém sua disposição de mudar a política de subvenções ao consumo de combustíveis, como disse ao Valor o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera. Quando a diferença entre os preços nacionais em relação aos internacionais é muito alta, a subvenção vira um câncer. Hoje, a diferença entre um litro de gasolina da Bolívia e do Brasil é de um terço.”

Produção de HD no país – Braço de informática do grupo CCE, a Digibras planeja fabricar discos rígidos (HD) no país. Foi aprovado seu projeto para a produção dos componentes na fábrica da Zona Franca de Manaus.

Dificuldades nos portos – Companhias de navegação especializadas no transporte de automóveis, como a NYK, gerida por Denis Jorge, têm encontrado dificuldades para operar no porto de Santos, o maior porto do país e principal porta de saída das montadoras para o mercado externo.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03