Categorias: Artigo

Barbosa Lima Sobrinho, de volta!

Miranda Sá (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Nunca se precisou tanto trazer Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho de volta, ressuscitando, para ressuscitar a ABI. Foi esta a brilhante idéia de formar uma chapa com seu nome para concorrer às eleições na combalida Casa do Jornalista.

Faz-se necessário um retorno à afirmação histórica da entidade máxima dos jornalistas brasileiros, após o falecimento de Maurício Azedo, que levou consigo os ideais da Chapa Prudente de Moraes. Será a síntese do que os amantes da ABI esperamos, uma virtuosa relação da independência política, da cultura como meio e da honestidade como um fim.

É preciso restabelecer as relações do respeito e, por que não dizer, a afetividade necessária a reintroduzir a fraternidade que a nossa entidade impôs, sem fúteis vaidades, sem afetações e sem interesses pessoais ou grupistas.

Inesquecíveis, Prudente e Barbosa foram ícones do jornalismo brasileiro, de importância ímpar para a nacionalidade; e Barbosa Lima, um referencial que inspirou várias gerações de brasileiros pelo seu patriotismo, acima da sua intimidade com o jornalismo, mas também como advogado, político e escritor de permanente e centenária atividade.

Homem de vanguarda autêntica, Barbosa Lima Sobrinho foi presidente da ABI antes de Herbert Moses e da Academia de Letras antes de Austregésilo de Athayde, e é hoje o patrono da chapa que conta com a presença do combativo Hélio Fernandes, lutador incansável pela liberdade de imprensa.

Confio que a nova ABI que preconizamos regresse à época em que foi um referencial entre os homens e mulheres dedicados ao bom jornalismo, e volte a entusiasmar os jovens estudantes de Comunicação.

Proponho que a Casa do Jornalista reassuma sua posição em defesa da liberdade de pensamento e sua expressão democrática, que reacenda a proteção dos valores da Ética e da Moralidade públicas; e que preserve a tradição de combater a corrupção, o despotismo, as perseguições injustas e o livre exercício do questionamento e da contestação.

Sinto-me honrado em participar de um movimento que tem Barbosa Lima tutelando. Fui conselheiro com Prudente, com Barbosa e com Azedo, e agora me candidato á reeleição. Ainda em atividade, como blogueiro e formador da opinião pública com mais de 15 mil seguidores nas redes sociais, peço um voto pessoal, que seja estendido coletivamente aos participantes da Chapa Prudente de Moraes.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00