Atraídos pela putrefação exposta na morte anunciada do presidente Renan Calheiros, suas carpideiras assistem com ansiedade a aproximação dos urubus que já grasnam negociações para substituir o Senador alagoano na cadeira presidencial. A ave agourenta do Planalto, Lula da Silva, como é do seu costume quando um aliado não mais contribui para a manutenção do poder, afastou-se lenta, gradual e seguramente de Renan.
Entre os senadores não há mais nenhum que acredite numa escapatória para o presidente do Senado, nem no Conselho de Ética nem no Plenário. O que se comenta é que ele se manterá na presidência enquanto não houver um acordo sobre o seu sucessor. Este quadro determinou que a solidariedade presidencial cotidiana, com até dois telefonemas/dia, esmoreceu cedendo lugar aos conchavos sobre o nome que ocupará o lugar de Renan no terceiro posto da hierarquia republicana.
Lula da Silva e as lideranças dos principais partidos com representação no Senado querem conquistar a posição, mas é difícil – quase impossível – que uma facção isolada vença o pleito. Por isso se faz necessária uma negociação paciente e um nome que favoreça uma adesão consensual. Outro fato que requer uma condução ponderada é a necessidade de arrefecer os ímpetos vingativos de Renan contra colegas parlamentares que, levadas a termo, poderão conspurcar irreversivelmente o Poder Legislativo.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…