Categorias: Artigo

ASTROLOGIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos Homens” (Albert Einstein)

Corre em Brasília um ti-ti-ti sobre a Astrologia que eu não creio que seja verdade, mas como o capitão Bolsonaro defende as fake news chapas-brancas, liberou geral. Então vai lá: Conta-se que o astrólogo Olavo de Carvalho veio dos Estados Unidos, onde mora, trazendo um mapa astrológico para o Presidente.

Não foi recebido a princípio e teve um chilique, foi internado, espalhou-se na mídia que o estado era grave (falaram até que havia morrido), e um dos meninos Bolsonaro, não sei se Eduardo ou Carlos, seus discípulos, pegou o horóscopo e levou-o para o pai. Daí se leu um cronograma garantindo a vitória de Bolsonaro na setembrada terrivelmente evangélica e naturalmente miliciana.

Nos sertões nordestinos, quando um foguete de estrondo falha, dizem que “deu chabu”…. Pois bem, foi o que ocorreu com a bombástica profecia do guru bolsonarista; deu chabu. Tivemos 72 dias de “gigantesca” propaganda, “gigantescas” mobilizações e “gigantescas” verbas, viu-se muita gente na rua, mas a projeção de dois milhões de participantes na Avenida Paulista, registraram-se 10%, seja 185 mil.

Mas a derrota do capitão Bolsonaro não se deveu a isto, e sim aos seus tresloucados discursos em Brasília e São Paulo. O esvaziamento dos apoios refletiu-se na reação política. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, suspendeu todas as sessões; o presidente da Câmara Federal Arthur lira, descolou timidamente da subserviência ao governo, e o presidente do STF, Luiz Fux, rebateu duramente as bravatas de desobediência a sentenças judiciárias.

Fux e Lira convergiram falando de Brasil real que enfrenta a pandemia, o desemprego e a carestia de vida pelo descontrole econômico; uma conjuntura diferente da alucinação esquizofrênica de Bolsonaro. Dos protestos patrióticos, fechou o firo o ministro Luiz Roberto Barroso definindo corajosamente o Presidente como farsante.

O que se viu do 7 de setembro? Em vez do golpe ribombante do palanqueiro para esconder o fracasso econômico e desviar as denúncias das rachadinhas familiares e do negativismo lucrativo dos insumos médicos e vacinas, realizou-se 48 horas após o “parto da montanha”: após grandes abalos sísmicos viu-se que o nascituro não era um leão, mas um rato!

Assim, a previsão da Astrologia foi para as nuvens. Resumiu-se à pseudociência que se aproveitou a observação astronômica na Babilônia, onde sacerdotes expertos perverteram os estudos para explorar a crença de que o movimento dos planetas, do sol e da lua, influenciavam a vida das pessoas; e os antigos mitos sumérios serviram para divinizar os reis e controlar as atividades de Estado.

Nos dicionários, a “Astrologia” aparece como um substantivo feminino significando a prática de decifrar como os astros conduzem os sistemas políticos e o destino das pessoas. A palavra vem do grego antigo, (“astron”, “astros e “logos”, estudo, portanto “estudo dos astros”.

O jogo de previsão do futuro pelos astros chegou ao Ocidente com o livro de Ptolomeu “Tetrabiblos”, trazendo a teoria geocêntrica de Aristóteles, que, embora totalmente superada pelos avanços tecnológicos óticos e mecânicos da astronomia, ainda serve de base para os astrólogos.

O grande Isaac Newton já dissera que: – “Eu posso prever o movimento dos astros, mas não consigo entender a loucuras dos homens”, mostrando-nos a desorientada e enganosa busca do destino, ignorando que o universo é governado pelas leis da ciência e a ilusão de projetar o futuro não tem qualquer base científica.

A História registra que várias personalidades eram acompanhadas de astrólogos, como Adolfo Hitler; mas a característica sociológica dos brasileiros a respeito da astronomia é curiosa. Aqui, as pessoas temem despachos da macumba, mas são pouquíssimos os que interagem com os astrólogos. É a nossa diferença com os norte-americanos, entregues à crendice advinhatória.

Há dados da Prefeitura de Nova York que registram cerca de 90 mil endereços onde se vendem profecias como vimos no filme “Ghost”…. Nos EUA, o negócio dos astrólogos é rendoso; talvez por isto os nossos emigram e se dão bem por lá….

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00